5 lições de LIDERANÇA do domador que você precisa saber

Powered by Rock Convert

img_artigojunhoLendo a revista Epoca sobre a história de um domador de animais que narrava o estilo de domar os animais, pude chegar a conclusão que as características que um domador possui são fundamentais para uma liderança de sucesso no mundo corporativo. O que você acha?
“Não dá para fingir que é valente. Se a fera farejar qualquer vulnerabilidade, você já era”.

1. ACREDITE NA SUA FORÇA. Mas acredite mesmo, não adianta fingir. Nem que para isso você tenha de construí-la. Só quando se sentir forte, é que as feras também o verão assim. Se não acreditas que és um líder forte e com competência para administrar a sua empresa nos bons e maus momentos, dificilmente a sua equipe acreditará e te seguirá.

2. NÃO SUBESTIME A FORÇA ALHEIA. O poder de domar as feras pode inebriar. Mas não se esqueça que, numa simples relaxada você pode ser devorado. Nunca pense que tens o domínio total da sua equipe e que os integrantes são inferiores a você e incapaz de fazer um trabalho melhor que o seu ou criar uma empresa melhor que a sua.

3. RESPEITE O TEMPO DE CADA UM. Tigres, leões e elefantes têm tempos diferentes para aprender. Respeite as particularidades e seja paciente e persistente para ganhar respeito dos liderados. Cada colaborador tem o seu perfil comportamental, tempo para entender a cultura da sua empresa e produzir resultados.

Powered by Rock Convert

4. EDUQUE EM PARTICULAR E VALORIZE O TALENTO EM PÚBLICO. Na jaula, o domador é firme e impositivo. No palco, gestos e olhares sutis trazem a tona o melhor de cada um dos bichos. Elogie o colaborador em público e reprima-o em particular. Ao reprimir, use a técnica de sandwich – comece ressaltando os pontos fortes ou elogios, depois os pontos negativos ou repreensão e finalize com elogios e motivação.

5. RECONHEÇA AS FERAS INDOMÁVEIS. Os animais de instinto violentos, mesmo adestrados, em algum momento vão reagir de acordo com seus impulsos primitivos. Escolha o risco que queres correr. Saiba escolher o seu time, defina muito bem o tempo que você pretende ter cada integrante na sua equipe e tenha sempre pessoas tão boas ou melhores do que você nas funções-chave da sua empresa.

OBS: Nós da Daexe acreditamos que tudo pode ser melhorado e pode ser mais simples, então continue pesquisando e aprimorando o seu conhecimento partindo do que foi escrito aqui.

Autor

Fundador e CEO da Daexe Assessoria Executiva. Administrador e Especialista em BSC.

Deixe seu comentário: