Como planejar a empresa de forma simples para ter sucesso?

Caros empreendedores, empresários e profissionais liberais, antes quero desejar um excelente ano empresarial. Esse projeto é parte do plano social da nossa empresa – Daexe Assessoria Executiva que consiste em dar dicas sobre gestão de empresa como forma de auxiliar empreendedores, empresários ou pessoas que pensam em ter o seu próprio negócio a alcançar os seus objetivos.

 

Este projeto visa “facilitar a vida” do empreendedor por meio de informação oriunda da prática de sucesso bem simples, objetiva e humorada. Futuramente, abriremos uma sessão para responder a dúvidas ou perguntas do leitor.

Escreverei tudo que aprendi na prática e pouco que aprendi na faculdade, pois uma coisa que aprendi é que se aprende mais na escola da “vida real” do que na escola convencional, e o mundo empresarial não foge essa regra.

Na faculdade, aprendi que há uma nota limite para você passar de classe ou de nível. Por exemplo: em algumas escolas, você tem que tirar nota 20, 10, ou fazem uma média pré-estipulada. Se você não alcançar a média para passar, você pode ir para recuperação ou repetir o ano. Por outro lado, na escola da “vida real”, a nota é “real”, pode ser Dobra, Dólar, ou Euro, e não tem limite – o seu patrimônio alcançado ou quanto você tem no banco acaba sendo a sua maior nota e se você não tirar uma boa nota, você passa fome, não tem acesso a bons medicamentos, bem como outras coisas ruins que o mundo capitalista nos oferece. Na escola da vida real, acontece tudo que acontece na escola convencional como copiar trabalho do outro, subtrair a nota ou material do outro, etc.

 No mundo empresarial, quem te avalia é o cliente, ele é o seu maior professor, quem te dá nota ou tira a sua nota. Fazendo um paralelo com o trabalho de grupo feito nas faculdades, na empresa não é diferente das universidades, você e os seus colaboradores compõem um grupo que vai desenvolver um serviço ou produto para atender o público definido com objetivo de ter um reconhecimento que na maioria das vezes é o que chamo de “nota”.

Para tirar uma boa nota na vida empresarial, siga as dicas a seguir:

1 – Faça um diagnóstico empresarial: Diagnóstico Empresarial é feito nas empresas frequentemente com base no ambiente interno e externo da empresa, tendo como exemplo de um consultor externo que se propõe a fazer um diagnóstico de uma empresa. A primeira fase é o diagnóstico interno das cinco áreas de gestão – Estratégia, Recursos Humanos, Marketing, Financeiro e Operacional – da empresa ou somente a área da sua competência. O consultor tem condições de, por meio de entrevistas  ou outro método de coleta de dados com o gerente ou proprietário da empresa, obter informações referentes a forças e fraquezas que, no passado impulsionaram a empresa ao momento atual, destacando os pontos falhos  e pontos a serem aprimorados, a fim de ter dados palpáveis para que o futuro desejado da empresa seja alcançado. Já a segunda fase, no ambiente externo, será necessário fazer uma pesquisa de oportunidade e ameaças que influenciarão a organização a alcançar o seu objetivo, porém sem que os gestores tenham controle. Para isso, o consultor deve considerar o Macroambiente e Microambiente. As variáveis do Macroambiente a serem consideradas são: fatores tecnológicos, políticos, sociais e culturais, legais, econômicos, demográficos e fatores ecológicos. E as variáveis do Microambiente relacionadas com o público-alvo da organização são: Clientes, Concorrentes, Fornecedores, Agentes reguladores.

2 – Faça um planejamento Estratégico: o empresário ou empreendedor deve escrever de forma bem clara e objetiva a MISSÃO, VISÃO, VALORES e OBJETIVOS da empresa.

MISSÃO: Deve ser descrita se possível em uma frase para ser memorizada pela equipe toda (O que a sua empresa faz? Para quem faz? Onde faz?).

Exemplo da MISSÃO da nossa empresa é: Materializar o sonho e objetivos de empresários e empreendedores.

VISÃO: Deve responder a pergunta: Qual é seu sonho empresarial?

Exemplo da VISÃO da nossa empresa: Ser a melhor instituição do mundo em solução empresarial

VALORES: Deve responder a pergunta: Quais são as qualidades que te levaram a alcançar essa visão?

Exemplo dos nossos valores:

Ø  Comprometimento com a felicidade dos envolvidos.

Ø  Responsabilidade socioambiental, com promoção e incentivo de ações para o desenvolvimento sustentável.

Ø  Sinceridade acima de tudo.

 

OBJETIVO: Os objetivos devem impreterivelmente ter as seguintes caracteristicas:

Realista ou alcançável, claro ou específico, ter prazo defenido e, o mais importante, tem que fazer sentido para você e sua equipe.

Exemplo de OBJETIVO da nossa empresa: Escrever um artigo sobre administração de empresas por mês para blogs, jornais e revistas.

 

3 – Após segunda dica bem definida, é necessário elaborar um plano para cada setor que a sua empresa possui com foco na missão, visão, valores e objetivos da empresa, que normalmente nesta fase são: Plano de Recurso Humano, Plano Financeiro, Plano de Marketing, Plano Operacional e Plano de Ação.

 

Nas próximas dicas, falarei de cada um dos planos. Como vocês podem observar repeti muitas vezes a palavra “plano”, “planejamento”. Mas o que é planejamento? Para mim, planejamento é trazer o futuro para o presente, colocar no papel e ver quais são as oportunidades ou ameaças de forma a estarmos preparados. Quanto mais detalhado for o plano maior será a chance de sucesso.

 

Segue um fluxograma simples para ilustrar esse processo.

 

Após elaborar o planejamento da sua empresa, tens que estar ciente que na vida real não vai acontecer da mesma forma e com todos os detalhes que esta no papel. Não desespere; é normal; isso já aconteceu até com os EUA, eles não planejaram perder a guerra do Vietnã. Imagina como o plano deles estava bem elaborado! Mas eles são um sucesso porque planejam tudo o que fazem. Para garantir o sucesso, o plano deve ser revisto periodicamente. Dependendo do objetivo, deve ser revisto a cada semana, mês, trimestre, semestre ou ano.

OBS: Nós da Daexe acreditamos que tudo pode ser melhorado e pode ser mais simples, então continue pesquisando e aprimorando o seu conhecimento partindo do que foi escrito aqui.

Autor: Dekker Jordão Baptista

MBA – Gestão Estratégica das Organizações com Ênfase em Balanced Scorecard pela Universidade Católica de Brasília (UcB), Brasília-DF. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF. Certificado e Capacitado pela Consultores.com.br a prestar serviços de consultoria e assessoria em Gestão Empresarial. CEO e fundador do DAEXE Assessoria Executiva. WWW.daexe.com.brcontato@daexe.com.br Fone: +55 61 3021 0781 ; Skype: Dekker Jordão Baptista.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.