5 frases que a “tropa de elite” dos EUA nunca diz – e que você não deve falar

Aspirantes ao grupo ficam sem dormir, sofrem pressão psicológica e têm dificuldade para serem bem-sucedidos, assim como um empreendedor

Os Navy SEALs são uma das tropas mais conhecidas das Forças Armadas dos Estados Unidos. Apesar de submetida à Marinha, a unidade é treinada para operar qualquer terreno – o grupo tem esse nome exatamente por essa capacidade: SEAL é um acrônimo das palavras sea (mar), air (ar) e land (terra).

Para se tornar um SEAL, os soldados se submetem a um treinamento bastante rigoroso, com privação de sono e muito esforço físico, regados a grandes doses de pressão psicológica. Segundo o SEAL, a dificuldade do programa faz com que somente os homens mais preparados sejam selecionados. Em 2011, os Navy SEALs ficaram conhecidos por participar da operação que matou o terrorista Osama bin Laden, no Paquistão.

Guardadas as devidas proporções, privação de sono, pressão psicológica e a dificuldade para ter sucesso são problemas cotidianos de um endedor. Da mesma forma, o rigor e a determinação de um SEAL pode ser bastante útil para quem tem um negócio próprio.

O site da revista “Entrepreneur” listou algumas frases que um SEAL jamais proferiria e que tampouco devem ser ditas por um empreendedor. Veja:

1. “Não consigo fazer”

Para os soldados, só a incapacidade física é uma desculpa para não realizar alguma tarefa – e só em alguns casos, vale ressaltar. O mesmo se aplica ao empreendedorismo. Troque as negações por palavras de determinação. Sempre há um caminho. Encontre-o.

2. “Estou atrasado”

Os SEALs são formados em uma cultura disciplinar muito forte. Para quem tem uma empresa, é importante ter esse mesmo rigor na hora de ir a compromissos. Para os soldados americanos, algo como os nossos “15 minutos de tolerância” são um disparate.

3. “Eu não sei”

Não há problemas em demonstrar certa incerteza ao falar com alguém. Só que a frase “eu não sei” tem substitutos muito melhores. Você pode dizer algo como “eu não sei ainda, mas vou descobrir e informar a todos”, por exemplo. Assim, é mais fácil tranquilizar o seu interlocutor.

4. “Vamos falar sobre isso na próxima reunião”

Reuniões podem ter um tema principal, em que outros assuntos naturalmente ficam de fora. No entanto, em encontros em que vários temas estariam na pauta, pode ser que o chefe deixe de abordar algum deles apenas para evitar o estresse. Para um SEAL, os problemas devem ser resolvidos na hora.

5. “Olha só que template legal de PowerPoint!”

Os SEALs, para fazer seu trabalho, usam armas. O mesmo acontece com qualquer profissional: carpinteiros usam pregos e martelos e pedreiros usam tijolos e cimento. Já empreendedores dependem da voz e da qualidade do que vendem. Nada mais importa. Recursos como slides não servem para nada caso você não tenha as suas “armas”. Use-as.

Fonte: Revista PEGN

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.