2 “DES” que sua empresa precisa superar

Muitos são os gargalos possíveis na administração de uma empresa. E todos, necessariamente requerem atenção, ao preço de poderem desencadear um negativo processo interno que culmine em prejuízos irreparáveis.

Um desses possíveis gargalos, que a princípio chama atenção, mas não recebe o devido cuidado, diz respeito aos processos de gestão financeira. Pensando em alertá-los para pontos elementares, muitas vezes postos de lado, trouxemos hoje ‘2 “DES” que sua empresa precisa superar’:

  • O primeiro deles diz respeito ao DEScontrole

Não deveria ser necessário dizer que o empreendedor precisa ter controle absoluto das finanças da sua empresa e negócios. Mas não é bem assim que acontece. Muitos não tem controle de entradas e saídas, de contas a pagar e a receber e também não tem controle de estoque ou de capacidade de atendimento. E assim, o descontrole acaba provocando uma verdadeira ciranda na rotina administrativa e financeira da empresa, o que em pouco tempo poderá produzir a inviabilização dos negócios.

Saiba, há sistemas relativamente simples no mercado e que poderão ajudá-lo na gestão financeira dos seus negócios, incluindo aqueles controles mais básicos de entradas e saídas, contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, especificação das despesas fixas, folha de pagamento e outros pontos fundamentais para que você mantenha a saúde financeira da sua empresa em dia – base para o seu crescimento.

  • Em segundo lugar está o DESconhecimento

Grande parte dos erros que os empreendedores cometem, em especial os de pequeno porte, tem origem em desconhecer processos de cálculos de custos, por exemplo – em que se você não os faz adequadamente poderá não ter o retorno devido pelo serviço prestado ou produto vendido, ou ainda, perder boas oportunidades por praticar um preço acima do mercado. Já o desconhecimento de processos administrativos poderá induzir a decisões erradas, fora de tempo ou em ingerência nas equipes e departamentos, criando atritos desnecessários, desmotivação e até perda de bons quadros. Além disso, desconhecer a necessidade de ter um fundo de reserva, por mais óbvio que possa parecer, é bom lembrar, pode gerar danos de caixa só percebidos quando não há mais o que fazer ou, quando as medidas se tornarão exageradamente onerosas.

Uma vez em alerta sobre esses dois “DES”, vale um exame minucioso da empresa para que estes sejam sanados e acrescentando-se a uma rotina de conhecimento de conceitos, processos e ações, controles de gestão financeira e administrativa, também, a louvável prática de gerar um histórico financeiro da empresa que o permita ter um visão gráfica do caminho percorrido em cada etapa, nos erros e acertos. Isso o ajudará bastante na tomada de decisões na hora exata e sem maiores sustos que aqueles naturais do desafio de empreender. 

Claro, a razão de existir de uma empresa é que possa gerar lucro e muitas vezes se reposicionar para a correção de erros como os acima mencionados, exige mais, como por exemplo, a orientação de profissionais especializados. A Daexe, assessoria executiva, pode ajudá-lo no diagnóstico da atual situação financeira da sua empresa e na implantação de métodos e eficientes processos de gestão financeira, pensando em que você tenha negócios saudáveis e com possibilidades reais de resultados positivos.

Acesse www.daexe.com.br e saiba mais. 

 

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.