Dicas para as suas ações de Comunicação Digital

O caminho da comunicação digital está posto de modo claro há muito tempo. A desconfiança passou por inúmeros testes e superada está,  ainda assim, muitas vezes vezes encontramos ações como um “tiro no escuro”, feitas com boas metas, mas sem a compreensão do que baliza as pessoas na era da comunicação digital e a razão de estarem em tantos canais de redes sociais, por exemplo.

Diante desse quadro é cada vez mais significativo entender os princípios das mídias sociais para que se consiga construir, de fato, vias de comunicação eficientes e que se transformem em benefícios dos negócios, a partir de ambientes favoráveis e que alcançam desde as pequenas empresas – que acabam tendo uma oportunidade de ouro para a construção da sua marca.

Então, aqui vão algumas dicas para que você possa começar a se mover no dinâmico mundo das conversas sociais:

1. É preciso saber ouvir
Preste atenção: a razão porque as pessoas seguem a sua marca, seja no Twitter, Facebook e demais canais de mídias sociais é uma: de alguma forma, o que você diz é interessante para elas. Por essa razão, não seja um tagarela convicto, pois as conversas são alimentadas por interlocuções. Ou seja, claro que você deve falar, mas precisa aprender a ouvir. Assim, preste atenção ao que as pessoas estão dizendo, como estão se comunicando, como estão interagindo com a sua e outras marcas. Esta percepção, lhe permitirá ter uma boa visão das suas ações, dos seus negócios, da sua presença online, do seu público e da sua concorrência e estas informações poderão ser usadas para aperfeiçoar seus processos de negócios, produtos ou serviços.

2. Ser flexível o fará ir mais longe
As críticas, mais cedo ou mais tarde, aparecerão, por razões muito óbvias: nenhuma empresa é perfeita e é simplesmente impossível atender e satisfazer com perfeição a todos. Assim, não vá cortar relações com os críticos, pela crítica em si. Uma posição inteligente? Tente transformar a crítica numa oportunidade de estreitar o relacionamento com a pessoa e deixá-la satisfeita. Mas, de todo, se isso não for realmente possível, No mínimo, sendo flexível, ou seja, permita-se ao diálogo, mostre-se sociável e disponível e conquiste, senão esta, outras pessoas. Esforce-se para ser honestamente receptivo às sugestões e críticas.

3. Seja humano
Mas eu sou uma empresa! Sim, mas não é razão suficiente para um diálogo robotizado, frio. Procure dar uma personalidade a sua presença digital através da cordialidade, dando tratamento sincero e verdadeiro com as pessoas, interagindo, assumindo erros.

4. Gratidão sempre faz bem
Observe e agradeça às interações recebida, sejam elas de apoio, aprovação ou não. A gratidão sincera fortalece as relações das pessoas com a sua marca. Então, tenha ações de gratidão.

5. Pense e aja positivamente
As pessoas, de uma forma geral, já tem negativismo suficiente com os seus próprios problemas. A coisa mais chata que pode haver, é uma conversa negativista. Por isso, procure sempre colocar uma “pitada” de alegria e bom humor nas suas conversas online, o que não significa tornar-se fanfarrão, mas apenas encarar os desafios com uma visão mais positiva e leve.

Viu? São dicas rápidas e práticas que podem ser o diferencial na sua estratégia de relacionamento nos seus canais de comunicação digital. Então, vamos à pratica?

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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