Veja 5 erros comuns que você deve estar cometendo ao gerir sua equipe

Liderar não é tarefa fácil. E para aqueles que pensam que basta mandar e esperar que os outros obedeçam, sinto informá-los que estão enganados. Existem vários livros de autores diversos que dissertam extensivamente sobre as formas eficazes de se gerir uma equipe. São habilidades novas a serem desenvolvidas e aperfeiçoadas, mudanças na análise do contexto empresarial e a desconstrução de antigas práticas que certamente você pecava em achá-las correto. Iremos então citar alguns dos erros mais comuns praticados por gestores para que você aperfeiçoe seu desempenho na função. Confira!

Falta de liderança

Quando falamos de falta de liderança, não estamos dizendo falta de autoridade, pois, definitivamente, elas não são a mesma coisa! O cargo que você ocupa lhe garante autoridade, mas são as suas características que garantirão a liderança informal, que é um dos aspectos mais importantes e desejados pelos gestores. E não se engane, essas características as quais nós citamos podem sim ser desenvolvidas, não sendo, necessariamente, características inatas. Um bom líder é aquele que consegue transmitir confiança aos seus liderados, bem como ser persuasivo, inspirador, entre outros.

Ausência de feedback à equipe

Seus liderados precisam e gostariam de saber se o trabalho realizado está adequado, assim como o que poderia ou deveria mudar. Entretanto, muitos gestores não fazem isso, e não estamos falando da bronca caso alguém do time faça algo errado, mas sim de discorrer a respeito do trabalho do funcionário, explicando onde ele pode fazer melhor e o que ele não deve fazer, tudo de forma muito didática. Isso fará você ser bem visto pela equipe, para o time, que alcançará melhores resultados, e para o funcionário, que irá aprender a exercer melhor suas funções.

Ignorar a opinião do time

O funcionário sempre tem algo a oferecer. Sejam novas opiniões, novas perspectivas ou sugestões. Dessa forma, ele quer ser ouvido ao invés de ser tratado como apenas uma parte da empresa sem opinião. Lembre-se que o funcionário vivencia áreas, rotinas e processos que podem ser mais intensas do que a do gestor, fazendo assim com que ele tenha visões das necessidades do setor mais apuradas do que o líder. Saiba ouvir seu grupo, pois eles terão muito a dizer e, com toda certeza, você pode aprender muito com eles. Sem contar, é claro, que alguém pode ter uma solução melhor do que a sua para um problema.

Se manter distante da equipe

Um bom líder deve se fazer presente e estar lá para seu time caso eles necessitem. Ninguém gosta daquele chefe que só aparece para dar ordens, mas logo depois desaparece. Isso não gera confiança dos liderados no gestor, o que prejudica em muito os resultados que o time irá apresentar. Portanto quebre as barreiras de comunicação entre sua equipe. Ouça, fale, aconselhe e os conduza por caminhos que possam levá-los ao progresso.

Uso de autoridade em excesso

Autoridade sim, excesso nunca. Muitas pessoas deixam o cargo falar mais alto nas relações e, consequentemente, começam a utilizar de autoridade para conseguir tudo que precisam. Utilizar de autoridade em excesso desmotiva funcionários, faz com que seu rendimento caia, além de tornar a relação líder-liderado algo extremamente desagradável para ambas as partes.

Liderar não é tarefa fácil. Se fosse, teríamos apenas lideres sem ninguém para liderar. A responsabilidade que se assume é grande, pois lidar com as variáveis e os diversos tipos de perfil de cada grupo é algo complicado, porém não impossível. Quando essa gestão é bem feita, gera resultados excelentes. Você se pegou lembrando que já cometeu de algum dos erros que citamos acima? Como você tenta ser um bom gestor em sua empresa? Comente abaixo nos contando sua experiência como líder e assine nosso newsletter para se manter sempre informado.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.