Com advento da administração moderna, o grau de exigência em gestão e desenvolvimento das organizações cresceu e não para de crescer. Em grande parte das empresas no mercado globalizado, a estrutura, métodos ou mesmo abordagens antigas, não estão mais conseguindo proporcionar resultados, ou até mesmo fazerem as empresas sobreviverem. São vários os fatores que levaram a isto, mas dentre eles merece destaque a competitividade e a inovação.
Para o empresário e sua equipe, como destacado na administração científica há um grande grau de especialização em realização de atividades operacionais na empresa, como estas pessoas em sua maioria ficam envolvidos demasiadamente no operacional, de maneira que não conseguem vislumbrar novas possibilidades, pensar estrategicamente sobre aquilo que estão fazendo, ou em possíveis melhorias que poderiam ser alcançadas.
Isto não se restringe às grandes empresas. Na verdade, nas empresas menores devido a exigência de envolvimento maior do empresário no operacional da empresa, este acaba tendo uma restrição consequentemente maior em como melhorar na buscas de melhores oportunidades para o seu negócio.
Estas empresas começaram a ter dificuldade em primeiramente descobrir aquilo que precisaria ser melhorado, bem como evidenciar como fazer ou trazer a melhoria. Tendo em vista isto, ao longo dos anos vem sendo desenvolvido um profissional cuja sua missão e dever é procurar e implementar as melhorias necessárias às empresas.
Para tanto, se desenvolveram diversos modelos de consultoria, dentre eles merecem destaque:
ALOCAÇÃO DE RECURSOS
Exercida por um profissional com muita experiência e conhecimento em uma determinada área, para a resolução de um problema pontual e específico.
Ex.: Recrutamento de pessoas
EDUCAÇÃO CONTINUADA
Cria-se um ambiente e condições para o desenvolvimento dos colaboradores sejam capazes de identificar e resolver problemas. A atuação do consultor é feita de maneira indireta sobre a organização.
Os resultados são observados no longo prazo.
APOIO
Possibilita a expressão e compreensão dos sentimentos e tensão que estão envolvidos no processo de consultoria, mas que podem ter interferência nos resultados da resolução do problema.
PESQUISA-AÇÃO
Consiste no envolvimento conjunto do consultor com cliente com intuito de identificar, diagnosticar, agir e avaliar cada fase da consultoria, de forma colaborativa.
1. Cada problema é tratado individualmente
2. Desenvolvimento constante de novas soluções
3. Capacitação e desenvolvimento continuado da organização e dos colaboradores.
PRESCRITIVA
Forma mais antiga e comum de consultoria a qual consiste em diagnosticar um problema e propor um tratamento ou solução a ser implementada pelo cliente ou ativamente pelo consultor.
Para o sucesso desta intervenção é fundamental a cooperação do empresário e a disponibilização das informações necessárias para a identificação das causas do problemas.
PROCESSO
Parte de uma situação inicial para se alcançar um objetivo especifico. Para tanto utiliza-se e otimiza-se os recursos presentes na organização, assim como incorpora as melhorias necessárias para que seja possível alcançar o sucesso.
Exige grande experiência e competência do consultor.
O consultor apresenta técnicas e ferramentas de forma que estas sejam entendidas e transferidas para a organização, agregando conhecimento e valor
DE RISCO – EXITO
Foco na melhoria econômico-financeira da organização por meio da redução e otimização de custos.
Geralmente os resultados são apenas de curto prazo
Toda empresa possui uma realidade particular, sendo para cada situação necessário se refletir qual a melhor forma de se realizar uma consultoria. Vale destacar ainda, que mesmo sendo realizado um excelente trabalho pelo consultor, os resultados e a diferença no que diz respeito a inovação, competitividade ou melhoria, dependerá da empresa, ou seja das pessoas, em especial da sua liderança para assegurar não somente a legitimidade, mas também a incorporação das melhorias.