Indicadores: Conheça os 3 erros mais comuns de uma gestão cega

Você faz gestão por indicadores? Então se imagine investindo naquele carrão, animando toda a sua família para estrear a máquina em uma viagem para a praia.

Compra roupas de banho, abastece o veículo com o melhor combustível do mercado, mas na hora de pegar a estrada, além de nem saber dirigir direito, você não tem nem ideia do caminho e tampouco possui um mapas ou GPS para te ajudar. É mais ou menos isso o que acontece quando se deixa de lado os indicadores de um empreendimento.

 

Indicadores - Tela - Indicador - gráficos
Stephen Dawson/Unsplash

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Mapear e trabalhar os indicadores de forma correta é tão importante quanto acompanhar o rendimento deles.

Se a análise não for feita, torna-se impossível saber se os resultados estão dentro das metas e planos estipulados pela empresa.

Além de também inviabilizar qualquer estratégia para melhoria e adequação. Os indicadores permitem avaliar, acompanhar, sugerir e interferir na evolução de determinada demanda ou processo corporativo.

Cada indicador tem uma meta associada a ele, que representa um desafio ou expectativa para um objetivo em um determinado tempo.

 

O que são indicadores?

Indicadores são dados utilizados para gerir, avaliar e monitorar as atividades das empresas, tais como os projetos, programas e políticas dela, desta forma, permitindo o acompanhamento do alcance das metas, a identificação de melhorias de maneira geral nos processos do empreendimento.

Também ajudam a definir se existe alguma necessidade de mudança. Para que um indicador esteja de acordo com os objetivos da empresa, seja ele financeiro, de lucratividade, produtividade, etc., é fundamental que ele esteja vinculado ao planejamento estratégico do seu negócio.

Obter resultado positivo é importante para qualquer negócio, e para isso, os indicadores são fundamentais.

Prevenir, de fato, é a melhor forma de remediar. Então, descubra agora 3 erros comuns que acontecem nas empresas por falta de gestão por indicadores e saia na frente da concorrência. Veja só!

 

1. Perdas em produção

Em um cenário cada vez mais competitivo onde é necessário produzir mais com menos, se você não adotar indicadores para medir o que de fato você está gastando em cada produção, dificilmente você saberá se você está tendo lucro ou prejuízo e ainda se está na estratégia correta para alavancar suas vendas.

É preciso medir a efetividade de cada ação realizada através dos indicadores mais apropriados para estas tarefas. É necessário que esses indicadores estejam alinhados à estratégia e objetivos da empresa e que os resultados obtidos demonstrem exatamente a realidade da situação.

2. Trabalho no escuro

Trabalhar sem informações é o mesmo que trabalhar no escuro. É exatamente por isso que as informações precisam ser geradas – através dos indicadores – e, mais que isso, precisam chegar às mãos dos gestores.

Analogicamente, administrar uma empresa sem indicadores é como pilotar um avião sem radar.

3. Tomar decisões sem usar fatos reais

No mundo competitivo que vivemos hoje, usar de suposições para pautar as decisões corporativas é um grande risco.

Se der certo é pura sorte, pode acreditar! Os indicadores te darão os fatos reais nos quais se apoiar na hora de tomar decisões que afetarão todo o seu negócio, de modo a melhorar a efetividade dos seus processos.

A profissionalização da gestão passa pela implementação de indicadores de desempenho, que vão variar de negócio para negócio. O ideal é ir monitorando os indicadores e ir adequando-os de modo que você consiga prever situações, otimizar processos e, consequentemente, aumentar seu lucro.

 

 

Bater uma meta sem monitorar indicadores é uma questão de pura sorte: às vezes você perde, às vezes ganha. É dessa forma que você quer trabalhar o futuro do seu negócio? Como dissemos, não basta identificar os indicadores, mas é preciso utilizá-los corretamente os resultados sejam recuperados ou até mesmo alcançados como projetados.

Mapeie seu negócio em todas as frentes de trabalho e busque os indicadores ideais para cada setor e situação.

Antecipe-se aos fatos e saia na frente. Agora que você já conhece a importância de trabalhar com indicadores de desempenho, confira no nosso blog outras maneiras de como aumentar o lucro da sua empresa.

Deixe também seu comentário sobre os erros mencionados aqui ou outros que você se lembre. Dúvidas e sugestões também contribuem à conversa.

execução do planejamento com BSC

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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