Entenda as principais diferenças entre assessoria e consultoria empresarial

A consultoria e assessoria empresarial são serviços de terceirização utilizados por diversas companhias para melhorar o seu desempenho no mercado. Parte do trabalho dessas empresas é ajudar na solução de problemas específicos de gestão ou fornecer um diagnostico. Para uma demanda que visa a melhoria continua da participação da empresa junto aos clientes e fornecedores. No entanto, existem diferenças entre esses termos. Por isso, preparamos este post para você entender as diferenças e características entre assessoria e consultoria empresarial. Confira!

Entenda as principais diferenças entre assessoria e consultoria empresarial

Na hora de abordar um problema a consultoria empresarial é contratada para solucionar um problema específico e solucioná-lo rapidamente. Após a solução do problema a consultoria é dispensada. A assessoria é, geralmente, uma relação de longo prazo. O assessor ajuda a diagnosticar problemas na estrutura da empresa. Atuando junto aos clientes, fornecedores e empregados de maneira que possa resolvê-los. Portanto, os membros da assessoria empresarial devem ter um total comprometimento com o desenvolvimento e sucesso do projeto ao qual estão vinculados.

A assessoria permite uma abordagem mais ampla para ajudar a lidar com os constantes desafios do seu negócio. Ela visa guiá-lo através da melhoria continua. Certamente, auxiliando na descoberta de problemas e aconselhando sobre onde encontrar recursos e serviços úteis para um plano de negócios de longo prazo. Um serviço de assessoria empresarial é um serviço de alto valor agregado que visa ajudar aos clientes a melhora constante de seus resultados empresariais.

Tempo de colaboração na empresa

As relações de consultoria são muito pontuais dentro da estrutura da empresa. A consultoria entra em cena, resolve o problema, e vai embora. A assessoria de empresa visa a um aconselhamento continuo, buscando diagnosticar os problemas da empresa. Além disso, participa de um aconselhamento contínuo na gestão da empresa. As equipes de assessoria são formadas por profissionais multidisciplinares de gestão, o que significa que elas podem lidar com grandes e diferenciados projetos dentro da estrutura da empresa.

Leia também: Consultoria,Business Process Outsourcing (BPO) Financeiro – uma abordagem que transcende o convencional Assessoria, Coaching ou Mentoring?

Uso da tecnologia na gestão da empresa

As empresas de consultoria concentram seus esforços na implantação de softwares dentro da estrutura da empresa. A consultoria instala o software, treina o pessoal e dá suporte por alguns meses. A assessoria empresarial aborda a empresa como um todo. Além da tecnologia, ela busca outras formas de alinhar os objetivos da empresa aos desafios do mercado.

A assessoria possui conhecimento profundo, pois tem uma historia de sucesso em projetos similares. Obviamente um dos valores mais importantes que fornece uma assessoria é o conhecimento. De modo que o conhecimento real para gerir a empresa é uma boa prática.

Independência

Devido a natureza de curto prazo das empresas de consultoria, elas são frequentemente utilizadas em áreas como contabilidade e auditoria. Pois representam um papel importante de credibilidade nos relatórios financeiros. Uma assessoria nessas mesmas áreas às vezes se aventura a ajudar os clientes de negócios com a melhoria de processos e prestação de contas dentro da organização.

Uma empresa de assessoria deve ter uma metodologia sólida comprovada, sendo essa a única maneira de obter soluções na geração de valor para o cliente. Uma assessoria possui uma metodologia focada no desenvolvimento e na qualidade.

Você está pronto para dar o próximo passo na transformação do seu negócio? Nossos consultores especializados da Daexe estão prontos para ajudar. Entre em contato conosco agora mesmo para começar a reorganizar e otimizar o seu negócio.

Não perca tempo, a mudança começa aqui!

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.