Gestão financeira em tempos de crise: empresa equilibrista

As empresas brasileiras vêm percebendo um declínio nas vendas em seus estabelecimentos e uma crise desde 2014. Cada vez mais uma gestão financeira de excelência é necessária.

Em síntese, como já a muito é sinalizado pelas empresas, o aumento da carga tributária bem como exigências para os estabelecimentos e a realização de seus negócios, certamente um grande limitador para empresas.

 

crise - empresa equilibrista

Precisa de uma solução efetiva e profissional para a gestão da sua empresa? Agende uma ligação com um assessor e descubra tudo que a Daexe pode fazer por você!

 

A pressão do mercado, dos concorrentes e do público está exigindo produtos e serviços cada vez melhores. E por meio de processos operacionais que atendam demandas do público, tecnologias de ponto ou uma estrutura simbólica e de valores para voltada para o novo mundo.

Contudo para que isto ocorra é necessário não apenas a adesão ao uso de tecnologias avançadas, mas também pessoas qualificadas – enfim, outro fator que está cada vez mais difícil de conseguir encontrar e reter nas empresas atualmente.

 

Desafios do financiamento

Para viabilizar as melhorias necessárias em suas empresas e superar crises, é necessário a realização de investimentos. Na carência de recursos próprios, o caminho da sobrevivência é buscar financiamento de terceiros.

Por sua vez, o acesso ao crédito está cada vez mais complicado nas instituições financeiras e caro para empresas. Em especial devido ao aumento das taxas de juros e inadimplência.

 

Novo normal

Com uma pandemia de escala global, toda as cadeias produtivas estão em crise. E não seria diferente com a cadeia de consumo. Que por sua vez enfrenta uma crise enorme que vai refletir no bolso do empresário e dos trabalhadores a longo prazo. Em especial dos informais.

Isto tudo dá sinais que para sobreviver diante deste cenário, as empresas devem ter um comportamento diferente. Os lucros que antes vinha com facilidade, agora mostram-se cada vez mais difícil de se alcançar. A empresa tem que se desdobrar cada vez mais e se tornar uma verdadeira equilibrista.

A primeira vista são equilibristas por ter que conduzir o seu negócio com o peso do aumento da tributação, além das obrigações, e exigências dos clientes.

Bem como o balanceamento com o aumento nos custos dos insumos para seu negócio. Mas por outro lado a diminuição do lucro e volume de vendas, assim como um mercado cada vez concorrido e com oportunidades mais difíceis de se conquistar.

Isto tudo exige a realização de um esforço muito grande e habilidade para se tentar manter e sobrevivência no mercado. 

Para tanto, as empresas devem buscar otimizar os seus custos, estrutura e processos para que sua empresa se torne mais competitiva e seja capaz de superar os desafios de uma pandemia de escala global para buscar novas alternativas de renda e receita.

Pois é neste cenário que costuma surgir ótimas oportunidades para as empresas, mas é necessário estar preparado.

 

Planejamento estratégico

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.