Perfil do funcionário: como não errar na hora da contratar

A grandeza de qualquer empreendimento reside no talento de seus funcionários. São eles que realmente fazem o negócio caminhar e imprimem os diferenciais necessários para que o sucesso seja obtido da melhor maneira possível. E para contar com os melhores profissionais e reter talentos com precisão, é preciso acertar especialmente na hora de contratar. Esse processo é complexo, mas quando bem feito, pode trazer resultados incríveis. Quer descobrir as melhores dicas para fazer isso sem erros? Leia o texto a seguir e descubra:

Análise do perfil do candidato

O primeiro passo para acertar na contratação é fazer uma análise precisa do perfil do candidato. Ele precisa atender claramente as demandas da empresa e ter capacidades condizentes com a posição que está sendo oferecida. Defina claramente quais são as competências que o negócio está buscando e busque pessoas com base nessa demanda. Definitivamente é mais fácil encontrar indivíduos com habilidades específicas e úteis do que outras que são se propõem a ser excelentes em tudo.

Utilize as redes sociais

Hoje em dia o mundo gira em torno das redes sociais, não tem jeito! E quem não se aproveitar delas para achar o funcionário perfeito estará abrindo mão de perfis interessantes e de uma grande fonte de pesquisa. O LinkedIn, por exemplo, é perfeito para isso e uma influente ferramenta para avaliar a vida profissional das pessoas. Ela permite até que se façam processos seletivos na plataforma. Até o Facebook ou Twitter podem oferecer informações valiosas sobre os candidatos: neles é possível analisar posturas, gostos pessoais, vida social e eliminar aqueles que demonstrarem atitudes preconceituosas ou comportamentos ofensivos.

Vá além do currículo

O currículo logicamente é uma ferramenta importante para contratar alguém, mas ele nem de perto deve ser a única fonte de informações. Busque pesquisar a respeito da vida pregressa dos indivíduos, use sua network e consulte até os bons profissionais que você possui na própria empresa. Não há problema nenhum em recorrer às indicações para contratação, pois isso ajuda a encontrar candidatos que se enquadrem diretamente no perfil desejado.

Aposte nas jovens promessas

Apostar nas jovens promessas pode ajudar e muito a conseguir contratar alguns dos muitos talentos espalhados por aí, mas sem ter que pagar a fortuna que seria necessária para contar com um desses valores já consagrados no mercado. Olhos abertos com os programas de trainee: eles são perfeitos para ajuda na identificação de novos valores, fazendo com eles passem por etapas, aprendendo e desenvolvendo habilidades.

Ofereça benefícios

Oferecer benefícios é uma boa forma de se diferenciar das outras empresas, tendo assim os melhores candidatos à sua disposição na hora de contratar. Isso é um grande atrativo, bem como plano de saúde e odontológico, que realmente são muito desejados, especialmente por novos valores. Além de ajudar na hora da contratação, essas vantagens ajudam a manter um ambiente mais tranquilo e a produtividade em alta.

Essas são as dicas mais importantes para não errar na hora de contratar um funcionário. Acertar nesse momento é essencial e pode trazer para sua empresa os valores que ela precisa para atingir o sucesso que você tanto almeja. Se você quer uma ajuda extra nesse processo, não deixe de contar com nossa ferramenta de avaliação de perfil (www.avaliarperfil.com.br). Ela é o que há de mais moderno na identificação dos perfis profissionais e é perfeita para seleção de candidatos. Tem alguma dúvida ou gostaria de opinar sobre nosso post? Deixe seu comentário e participe da conversa!

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.