3 dicas para começar a eliminar o desperdício em sua empresa hoje!

Você já parou para pensar que a diminuição do desperdício em sua empresa é uma forma eficaz de aumentar sua rentabilidade? Uma estratégia aplicada a cerca de 40 micro e pequenas empresas em Minas Gerais mostrou que os empresários, após implantarem algumas pequenas modificações nas estruturas de suas empresas e investirem na conscientização e treinamento de seus colaboradores, conseguiram economizar até 50% nos gastos com consumo de energia, água e outros produtos. Quer saber o que eles fizeram? Confira abaixo 3 dicas para começar a eliminar o desperdício em sua empresa hoje!

Minimize o desperdício de água e maximize os lucros

Para tornar o desperdício de água o menor possível, elimine aqueles vazamentos que se arrastam há meses. Parecem inofensivos, mas somados os dias e meses, imagine quantos litros de água já não foram desperdiçados? Outra ótima medida é utilizar bicos dosadores e/ou chuveirinhos de silicone nas torneiras. Se você puder investir um pouco mais, substitua as torneiras por modelos automáticos e se organize para adquirir uma máquina lavadora de louças, que tem o poder de limpar peças de uma vez, maximizando a economia de água. Passe a utilizar vaporizadores nas limpezas e reutilize a água do ar condicionado para limpezas de chão. Outras dicas de fácil adesão são a captação e o aproveitamento da água da chuva e lavar o carro de sua empresa a seco.

Diminua sua conta de energia e aumente seu potencial de competitividade

Você deve saber que a competitividade está diretamente ligada ao seu custo de produção. Pense nisso na hora de estimular seus colaboradores a economizarem energia! Economize energia com medidas simples, como desligar o monitor do computador e não deixar os aparelhos eletroeletrônicos em standy by. Desligue lâmpadas quando ninguém estiver no ambiente, utilize ao máximo a iluminação natural, desligue os equipamentos e aparelhos da tomada e substitua o mais rápido possível as lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas fluorescentes ou de leds. Estes custos podem parecer pequenos, mas somados no final do mês, certamente tem grande impacto no faturamento da sua empresa. Outra dica fundamental é que você procure manter as fiações elétricas de sua empresa em bom estado. Isto, além de uma medida de segurança, também é uma forma de reter o desperdício de energia elétrica. Se você puder investir um pouco mais, instale sensores de presença de luz e sistemas de desligamento automatizados. Outro investimento compensador é instalar painéis fotovoltaicos (painéis de energia solar), pois a energia solar é muito mais econômica. Já pensou usar aparelhos elétricos fora do horário de pico (das 18h às 21h)?Pois então, o que está esperando para começar?!

Diminua ao máximo a emissão de resíduos e poluentes e ganhe pontos na satisfação do consumidor e na melhoria da qualidade ambiental!

No mundo da informação, os consumidores estão cada vez mais antenados sobre os hábitos das empresas. Neste sentido, empresas que se preocupam em colaborar com a qualidade ambiental, além de estarem cumprindo com os preceitos de responsabilidade socioambiental, ganham pontos positivos com sua clientela. Por isto não hesite em envolver e capacitar seus colaboradores rumo à sustentabilidade. Faça opção por tecnologias limpas e de baixo consumo energético. Evite substituir aparelhos eletrônicos desnecessariamente e diminua custos de limpeza, adotando produtos biodegradáveis.

Todas estas medidas, em curto prazo, podem demandar um investimento inicial, mas os retornos em economia são certos e o melhor de tudo, a sociedade e o meio ambiente agradecem! E você, já pensou em tomar estas medidas na sua empresa? Compartilhe nos comentários abaixo como foi esta experiência, em que investiram e o quanto conseguiram economizar! Ajude-nos nesta empreitada pela sustentabilidade!

Citação: Texto inspirado no artigo da PGN

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.