7 razões para investir mais em seus funcionários

É importante que o empreendedor se preocupe com a infraestrutura de sua empresa e com as tecnologias adotadas. Mas é essencial também que ele não se esqueça de que sua organização é feita e mantida por pessoas. Não deveria ser nenhuma surpresa perceber que o investimento no seu capital humano é algo básico para a empresa. Ainda que investir em seus funcionários não dê retorno imediato, existem algumas ótimas razões para fazer isso. Então, que tal descobrir alguma delas agora? Acompanhe:

1. Garantia de retenção de talentos

Pensar em medidas que levam em conta a satisfação e o bem estar dos funcionários, como os treinamentos de atualização e especialização, planos de carreira atraentes e as premiações por bom desempenho, são fatores que farão com que as pessoas gostem de trabalhar para você, além de desejarem continuar na empresa por mais tempo. Você também poderá contar com talentos que você já conhece e confia, vai deixar de gastar tempo e recursos com substituições em sua força de trabalho.

2. Consiga mais lealdade

As pessoas executam bem seu trabalho em locais onde se sintam seguras e valorizadas. Caso a sua equipe se sinta apoiada pessoal e profissionalmente, ela naturalmente vai se tornar mais engajada e responsável. As pessoas se sentirão — e se comportarão — como um time, leal a sua cultura corporativa e aos objetivos da empresa.

3. Melhoria da capacitação dos empregados

Quando os funcionários veem uma oportunidade de crescer na empresa, eles se esforçam bem mais para aprender novas habilidades e adquirir competências decisivas para os objetivos do negócio. Eles poderão se esforçar nos cursos que o gestor promover, mas também estudar por conta própria, ao ver que há uma política de premiações por competência ou desempenho. Há inúmeras dinâmicas que podem envolver o aperfeiçoamento técnico de sua equipe. E investir em formação é o mais importante para a transferência e o aproveitamento de conhecimentos.

4. Aumento da produtividade

Funcionários que se sentem mais valorizados com os investimentos feitos também trabalham mais felizes e empenhados. Isso garante um melhor ambiente de trabalho e tem reflexos mais positivos na produtividade da equipe. Sem falar que estarão mais preparados e focados com os conhecimentos adquiridos em cursos e palestras que o gestor tenha propiciado à equipe. Mais treinamento e harmonia, é claro, fazem sua equipe funcionar melhor.

5. Obtenha colaborações mais efetivas

A colaboração é um dos aspectos mais importantes para um negócio bem sucedido e mais ágil. Funcionários que se sentem mais valorizados e comprometidos, vão se esforçar para concluir as tarefas por conta própria e ajudar os colegas a alcançar os resultados esperados. Ao cuidar de seus talentos, promova fortes princípios de colaboração e de envolvimento harmônico de uns com os outros. Haverá mais ideias e soluções e, portanto, enorme vantagens estratégicas em relação aos concorrentes.

6. Valorize a cultura da empresa

Colaboradores mais engajados e valorizados significa também que eles o ajudarão a levantar e sustentar a cultura corporativa que se ambiciona, inclusive quando ela passa por mudanças pensadas. É muito difícil avançar a cultura de uma empresa quando o gestor tem uma equipe que carece de envolvimento e não recebe investimentos eficazes.

7. Encontre lideranças dentro de sua própria equipe

Os jovens funcionários de hoje podem ter seu potencial dilatado e se tornar grandes e eficazes lideranças amanhã. E tudo isso dentro de sua própria empresa. Será muito mais fácil e barato lapidar os talentos que gostam de trabalhar para sua empresa, se sentem integrados ao time e já conhecem como sua organização funciona, do que contratar líderes de fora no futuro.

Como você vai investir nos seus funcionários, quais meios e estratégias serão adotadas, trata-se de uma decisão que precisa ser muito bem pensada. O que não pode acontecer é deixar tal ideia de lado. O que você tem feito para investir em seus funcionários ultimamente? Deixe seu comentário e compartilhe conosco a sua experiência.

Deixe seu comentário: