3 peças-chave do marketing de serviços da sua empresa

Na ultima década, o setor de serviços tomou grandes proporções na economia brasileira, chegando na atualidade a ser responsável por 65% do PIB na nação. Um dos principais motivos deste crescimento significativo é o aumento da renda das famílias brasileiras, que hoje possuem vários provedores e uma renda capaz de lhes proporcionar maior conforto, o que geralmente é canalizado no aumento da busca por comodidade através dos serviços. Diante desta conjuntura, as empresas de serviço tem possibilidade de expansão e seu diferencial estará em seu marketing de serviços.
O Marketing de serviços se diferencia do de produtos porque possui o quinto “P”, Pessoas. Isto significa que o modo como o serviço será oferecido ao consumidor será determinante em sua escolha por uma ou outra empresa, principalmente considerando que os produtos hoje são muito semelhantes, produzidos em larga escala, em padrão commoditie. Neste conteúdo, indicamos 3 fatores que consideramos peças-chave para o sucesso do marketing de serviços da sua empresa e que vão diferencia-la de seus concorrentes.

A escolha da equipe certa

As empresas de serviços hoje iniciam sua diferenciação no mercado por meio da forma como recrutam e selecionam pessoas. O profissional de RH precisa ter em mente que a venda de serviços é intangível, portanto é preciso escolher pessoas que saibam administrar esta característica. Quem vende serviços vende promessas. A forma como o serviço é vendido tem que desencadear no usuário a percepção de que a promessa será cumprida. Portanto, a escolha de funcionários com este perfil é peça chave no marketing de serviços da sua empresa!

Uma Liderança motivadora

O marketing de serviços é como um teatro: se os bastidores não forem bem, certamente a apresentação do palco ficará comprometida. Para os bastidores irem bem, as empresas precisam de mais do que chefes, precisam de líderes, ou seja, de pessoas que, além da competência técnica, tenham sensibilidade e habilidade para gerir talentos humanos, que saibam estimular o espírito de equipe e manter seu pessoal motivado. Escolha a liderança certa para a sua equipe e receba em troca a performance que espera de seus colaboradores!

A aplicação das ferramentas da qualidade no dia a dia

As empresas não devem perder de vista o compromisso com a aplicação no seu dia a dia das ferramentas da qualidade. Se engana a empresa que acha que seus clientes não vão perceber sua cultura e grau de organização. Não se encanta clientes externamente se no espaço interno da empresa não se está alinhado com tal filosofia de encantamento. Por isso, a empresa que quer estar a frente no marketing de serviços deve investir em conhecimento, qualificação e treinamento, para que estas ferramentas de qualidade sejam uma realidade no cotidiano e na cultura da organização.

Você já tinha se dado conta de que estes três fatores são peças-chave para o marketing de serviços da sua empresa?Conte-nos a sua experiência sobre este assunto nos comentários abaixo!

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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