4 jogadas de marketing para alavancar a sua empresa!

Em uma era em que estamos todos submetidos a uma superexposição de informações, qual delas vamos fixar? Da mesma forma, em uma conjuntura em que as propagandas e as marcas nos perseguem e nos alcançam em qualquer lugar que estivermos, por qual delas vamos optar? O que, entre as muitas opções, roubará a nossa atenção?

Mesmo que nunca tenha parado para refletir sobre isto, com certeza você já se viu fazendo opções por um ou outro produto ou serviço. Certamente, entre as tantas opções que o mercado tem a oferecer, e os critérios que você utilizou para fazer estas opções é o que focamos neste conteúdo.

Estudos da Universidade de Harvard – EUA – demonstraram que 95% das decisões de compra são inconscientes. Por isto, o maior sucesso está reservado às empresas que tem investido em estratégias de marketing que alcançam o inconsciente dos consumidores (neuromarketing). Quer estar à frente nesta nova corrida por encantar clientes? Separamos algumas dicas que vão alavancar o marketing da sua empresa!

Veja também Comportamento do consumidor: Como, quando e porque compram

Fuja do óbvio!

Vivemos na era do padrão commoditie, mas o marketing eficiente não segue esta lógica. Pelo contrário, a empresa que quer se destacar no mercado tem que fugir do óbvio se quiser chamar atenção para si.Não estamos alegando que os métodos tradicionais não funcionam mais. Por exemplo, qualquer um de nós é capaz de citar uma propaganda de um produto que memorizamos de tanto ouvir a mesma coisa.

Este é um método tradicional baseado no estudo da memorização pelo inconsciente, por meio da repetição. Porém, você não deve perder de vista que na era do superfluxo de informações. Você tem cerca de 5 segundos para prender a atenção do consumidor à sua propaganda. Seja ela pelo meio que for (materiais impressos, sites, mídia televisiva, vídeos, etc.) e vamos combinar que o tradicional não prende a atenção.

Se você tem recursos para investir, aposte em criatividade! Fugir do óbvio, além de cumprir a missão de chamar a atenção do seu público-alvo. Além disso,  pode sair mais barato do que métodos tradicionais, e não faltam exemplos por aí para mostrar isto. Afinal, você acha que é mais barato pagar o cachê do Neymar para apresentar o seu produto ou produzir um vídeo com enredo e qualidade de cinema apresentando o que a sua empresa vende? Pense nisto!

Conheça muito bem seu público-alvo

A eficiência do marketing está completamente ligada à adequação do conteúdo criado para este fim aos interesses e necessidades de seu público-alvo. Por exemplo, o conteúdo criado para os homens e para as mulheres, para ser realmente eficiente, não pode ser o mesmo.

Os homens buscam informações mais práticas, objetivas. Sua tangibilidade é lógica, funcional, e isto se reflete em suas compras, sobre as quais os seus impulsos mais racionais tendem a refletir e predominar. As mulheres são mais afeiçoadas ao subjetivo, sua tangibilidade é visual.

Portanto, são mais impulsionadas pela emoção e pela sociabilidade. E são estes sentimentos que o marketing para mulheres tem de despertar. Da mesma forma, as faixas etárias, as classes sociais, a geografia, enfim, todas estas informações são relevantes na criação da sua estratégia de marketing.

Personalize o atendimento

Antigamente, os filmes futurísticos retratavam o atendimento personalizado como algo de futuro bem distante. Mas você não precisa estar em uma grande capital para se dar conta de que este futuro já chegou!

As empresas mais antenadas já tem como parte de seus processos de atendimento um banco de dados primoroso. Que permite, assim que o cliente entra em contato, acionar seus gostos, preferências e suas informações pessoais. Dessa forma, tornando a prestação do serviço e aquisição do produto muito mais ágil.

Quando a empresa cria estratégias de atendimento que dão tom de exclusividade ao cliente, ela consegue tocar seu inconsciente. Resultando assim no despertar dos sentimentos de amigabilidade e confiabilidade. Por isto, a personalização do atendimento é uma estratégia eficiente de marketing de serviços para fidelização de clientes.

Veja também Customer Success: Entenda como realizar o sucesso do cliente

Desperte as emoções!

A estratégia de marketing que mais tem ganhado espaço no mercado hoje, justamente pelo desafio de prender a atenção do potencial consumidor em 5 segundos, é a do marketing que emociona e que desperta sentimentos.

Se há alguns anos atrás, a estratégia para a memorização das marcas era a repetição. Agora com o avanço dos estudos do neuromarketing, a estratégia da memorização pela emoção se tornou a bola da vez! Pois então, qual a emoção, sentimento ou sensação que o seu produto ou serviço pode despertar no seu público alvo? Pois bem, invista em um marketing que desperte estas emoções!

E então, você tem dúvidas que estas 4 jogadas de marketing surtem efeitos? Com certeza não, porque não faltam exemplos por aí. Com certeza, lendo este conteúdo, você se lembrou de propagandas que viu que despertaram emoções e sentimentos diversos em você. E agora já entendeu porque escolhemos esta foto para o post, certo?!

Quer saber como aplicar isto à sua empresa? Procure o DAEXE, teremos enorme satisfação em te ajudar a alavancar a sua empresa!

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