Entenda como deve ser o processo arrasador de vendas da sua empresa

Vender é muito difícil, especialmente quando não se sabe ao certo como fazer isto, e por este motivo, muitas empresas acabam falindo e fracassando simplesmente por não saberem absolutamente nada sobre como realizar vendas. Por isso, nós vamos mostrar em detalhes neste artigo, nas linhas a seguir, exatamente como deve ser o processo de vendas de uma empresa para que ele seja simplesmente arrasador e capaz de entregar o que dele se espera: lucros e muitas vendas!

Do que ele consiste?
Antes de qualquer coisa, é fundamental que se entenda que um processo de vendas é composto por uma série de fatores e de fases, que acabam juntas, levando ao que de fato interessa: vendas. Pois um bom processo de vendas completo deve ter as seguintes fases: prospectar, consolidação de entendimento mútuo, identificação de problemas, soluções de vendas, posicionamento frente à concorrência, contra objeções, confirmação, pós-venda e gestão de pessoas de vendas. E cada uma destas fases ou fatores deve ser tratada com a devida atenção e com o devido carinho por parte da empresa, para que os resultados sejam sempre os melhores possíveis. Sempre que uma delas apresentar qualquer tipo de dificuldade, o empresário deverá ter consciência de que alguma medida deverá ser tomada, já que todo o processo em sua totalidade passará a ter seus resultados comprometidos.

A importância do diagnóstico e do contra-ataque

Para uma empresa que deseja ter um processo de vendas arrasador e capaz de gerar vendas e mais vendas, pelo menos duas coisas deverão ter importância fundamental: o diagnóstico e o contra-ataque.
O diagnóstico nada mais é do que a identificação do problema em uma ou mais fases do processo de vendas, mais ou menos como ocorre com o processo de diagnóstico de doenças que é conduzido pela medicina humana, por exemplo.
Assim que a doença é identificada, logo se sabe o que não vai tão bem assim, e também se passa a procurar por mecanismos (remédios) que possam melhorar a situação no curto e no médio prazo.
Então é aí que ganha importância o chamado contra-ataque, ou seja, a ação propriamente dita, que no caso dos processos de vendas, pode ter a ver com questionar os responsáveis pelas fases problemáticas.
Ao fazer isto, o empresário deverá orientar cada responsável (caso haja) a atribuir uma nota para a fase da qual ele é o respectivo responsável, para garantir que o entendimento seja imediato sempre que houver problemas.
Será este tipo de ação conjunta das áreas envolvidas que acabarão dando os melhores resultados, garantindo que o processo de vendas como um todo seja arrasador, funcionando em sua plenitude.
E para fazer com que os problemas sejam sanados em definitivo, o empresário deverá orientar seus responsáveis por cada uma das fases (áreas) a elaborar relatórios para serem apresentados, permitindo que dentro de prazos que podem variar de acordo com as necessidades (quinzenais, mensais, semestrais, anuais e por aí vai), fotografias fidedignas possam ser mostradas.

Já aplicou estas estratégias arrasadoras no processo de vendas da sua empresa? Compartilhe conosco se este conteúdo foi útil para aprimorar seu processo de vendas!

Deixe seu comentário: