OKR em 5 passos: uma solução para alcançar as metas na sua empresa!

OKR em 5 passos: uma solução para alcançar as metas na sua empresa!

Hoje queremos apresentar para você um conteúdo que pode proporcionar soluções incríveis para os problemas de gestão e planejamento da sua empresa. Se chama OKR, um acrônimo para a expressão em inglês objectives and key results, que traduzida para o português significa objetivos e resultados chave.
O OKR é uma metodologia de gestão de metas que materializa, de forma simples e objetiva, a missão e a visão da empresa. Vista por alguns como uma filosofia de planejamento estratégico, a metodologia funciona como um mecanismo de avaliação de desempenho que proporciona o monitoramento sistemático de resultados e o ajuste periódico das rotas da empresa, sempre que se percebe que uma meta não está progredindo da maneira desejada. Por ser um método que exige o cumprimento de objetivos trimestrais, permite que a empresa esteja em constante reavaliação e planejamento.
Quer saber mais sobre as vantagens deste método inovador? Confira as informações que trazemos abaixo!

OKR em 5 passos

O primeiro passo para a aplicação do método é que a empresa esteja com suas diretrizes bem definidas, através do MVV (Missão, Visão e Valores), pois é a partir destes objetivos macros que serão criados os demais objetivos e metas.

O segundo passo é a definição dos objetivos estratégicos a serem alcançados em um dado período de tempo, que devem estar alinhados ao MVV da empresa. A sugestão é que a sua empresa possua objetivos anuais subdivididos em trimestres. Estes objetivos devem ser ambiciosos (não podem ser muito fáceis de alcançar), mas ao mesmo tempo possíveis, para não desanimar a equipe. Também devem ser simples o suficiente para que os colaboradores compreendam e sintam-se entusiasmados para alcançá-los!

O terceiro passo consiste em interligar os departamentos, equipes e colaboradores ao objetivo maior, em formato cascata. Para cada objetivo, devem ser definidos até 4 resultados mensuráveis, delegando a responsabilidade pelo alcance de cada resultado a colaboradores e departamentos específicos. Também deve ser determinado o prazo de entrega no ato da delegação.

O passo 4 é, na verdade, o estabelecimento do compromisso de que os resultados sejam avaliados, atualizados e compartilhados em equipe semanalmente. Este passo é fundamental para o bom funcionamento do OKR, pois permite um monitoramento sistemático do progresso dos objetivos e resultados, contribuindo para que a equipe esteja engajada e se apoie mutuamente.

Por fim, o passo 5 é a avaliação numérica dos resultados, que deve ocorrer ao final de cada trimestre. Nesta ocasião, cada resultado e cada objetivo receberá uma nota, que pode ser determinada na escala de 0 a 1 ou em porcentagem, por meio da pergunta “Quantos % desta meta conseguimos atingir?”. Para serem satisfatórios, os resultados devem ficar entre 70% e 80%. Se ficarem abaixo, a equipe falhou e necessita progredir mais nos resultados. Se ficarem acima, o OKR era pouco desafiador e precisa ser mais ambicioso no próximo trimestre.

As vantagens da utilização do OKR

Desde a sua formulação, o OKR envolve toda a equipe, gerando uma mobilização em rede que direciona as energias e esforços dos colaboradores para os reais objetivos da empresa. Tais objetivos são traçados de forma compartilhada: 40% deles é proposto pela direção (top down) e 60% é proposto por quem está diretamente envolvido na execução do objetivo e geração do resultado (bottom up). Isto eleva o engajamento da equipe e assegura que o resultado seja viável. Por isto, a metodologia costuma surtir grande efeito na produtividade, entusiasmo e auto estima dos colaboradores, reduzindo problemas de saúde, stress e falta de motivação.


O OKR pode ser aplicado a qualquer instituição, independentemente do tamanho da equipe, e, acredite, pode levar a sua empresa resultados impressionantes. A google é o grande exemplo de validação da metodologia. A partir de uma palestra de John Doerr (gestor de investimento na KPCB) sobre o OKR, o primeiro grupo de profissionais da google, composto de uma equipe de 20 pessoas ainda em seu primeiro ano de empresa, se inspirou a utilizar a filosofia de planejamento estratégico. Hoje a empresa é um referência mundial, com mais de 40 mil colaboradores.

Se você estava confuso sobre como gerir metas e avaliar o desempenho da sua equipe, temos certeza que este conteúdo te foi útil. Comece a implantar hoje mesmo o OKR na sua empresa e depois venha nos contar os resultados! Estamos torcendo por você!

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.