3 dicas comprovadas para manter seu ciclo de caixa no azul

A gestão do ciclo de caixa é fundamental para que as empresas sejam competitivas e garantam a sua sobrevivência. Para que os negócios continuem produzindo e vendendo, é necessário realizar compras de insumos, pagamentos de custos envolvidos nas atividades de produção e prestação de serviços e despesas operacionais e gerais do negócio.

Dessa forma é preciso gerir o fluxo de caixa de forma que sempre haja recursos para que a empresa realize esses pagamentos e garanta a continuidade da operação, enfim, a entrega dos produtos e serviços ofertados aos seus clientes.

 

Foto: Tiger Lily/Pexels

Precisa de uma solução efetiva e profissional para a gestão da sua empresa? Agende uma ligação com um assessor e descubra tudo que a Daexe pode fazer por você!

 

No mundo de hoje, em que as empresas estão inseridas em um cenário altamente competitivo e os clientes têm acesso a diversas opções de fornecedores, se torna cada vez mais necessário para não perder e aumentar as suas vendas, que as empresas ofereçam prazo de pagamentos ao mercado. Principalmente pelo risco do cliente ir comprar de seus concorrentes.

Como financiar a produção e manter o ciclo de caixa se o cliente me paga a prazo?

O primeiro passo é realizar o planejamento das contas a pagar e das contas a receber com base em projeções dos volumes de vendas, compras, custos de produção, despesas operacionais e principalmente os prazos de recebimentos e pagamentos.

Após essa etapa, será possível ter conhecimento da necessidade de capital de giro gerada pelo ciclo de caixa do negócio.

Por sua vez, a necessidade do capital de giro gerada pelo ciclo de caixa será definida pelo tempo decorrido entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento das vendas.

Com isso, uma das metas principais será reduzir a diferença entre as datas do ciclo de caixa ou até mesmo receber de seus clientes, mesmo com vendas a prazo, antes de pagar os seus fornecedores. Como se faz para conseguir isso? Confira as dicas

 

1. Intensificar o ciclo de caixa e estoque

As iniciativas de otimização do ciclo de caixa devem começar com a redução do prazo médio de estoque.

Dessa forma é necessário realizar melhorias nos processos de compras e produção, com objetivos de determinar volumes adequados fazendo uma melhor previsão de demanda e, consequentemente, reduzir o nível de estoque.

O que torna possível reduzir o volume de pagamentos dos fornecedores e escoar mais rápido o que foi produzido, de modo antecipar o fluxo de recebimentos.

 

2. Negocie com fornecedores

Aumentar o prazo médio de pagamento junto aos fornecedores também é de extrema importância para viabilizar prazos mais dilatados nas vendas.

Dessa forma os resultados serão alcançados com negociações de prazos de pagamentos com seus fornecedores, então é fundamental ter processos bem estruturados e eficiente de cotações e tomada de decisões de compras.

Entre as principais práticas para aumentar o poder de barganha, destaco:

  1. Ter mais um fornecedor para cada insumo com planejamento de volumes por fornecedor, que possibilite condicionar as compras em cada fornecedor com a maiores prazos de pagamento
  2. Equilíbrio na negociação das condições comerciais entre preços e prazos, Afinal de contas um maior prazo poderá ser mais vantajoso do que um desconto
  3. Treinamento da equipe de compras de técnicas de negociações e relacionamento com fornecedores.

 

3. Antecipe seus ganhos

A terceira frente de ação é reduzir o prazo médio de recebimento através de antecipação de recebíveis. Nesse caso, é importante considerar o impacto das despesas financeiras na rentabilidade do negócio.

Sem deixar de lado a gestão de relacionamentos junto as instituições financeiras para disponibilidade e aprovação das operações de crédito.

Outras ações recomendadas para de reduzir o prazo de recebimento são: realizar de forma eficiente as atividades de cobranças e análise de crédito.

Com uma boa execução das cobranças é possível diminuir atrasos de pagamentos dos clientes e evitar a inadimplência.

É muito importante destacar que as ações necessárias para administrar o ciclo de caixa não são de responsabilidade somente da área financeira.

As soluções envolverão praticamente todas as áreas da empresa, entre elas Compras, Logística, Produção, Comercial, Recursos Humanos e o Financeiro.

Em resumo, para que a sua empresa possa oferecer prazo aos seus clientes sem colocar em risco a sua sobrevivência, então destaco as seguintes ações:

  1. Planejamento de compras e produção
  2. Planejamento de vendas
  3. Negociação de prazo com fornecedores
  4. Acesso a linhas de antecipação de recebíveis
  5. Política de crédito e cobrança.

Artigo de Donato Ramos, publicado originalmente pela Endeavor Brasil e gentilmente cedido ao Blog Daexe.

Planejamento estratégico

 

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.