Saiba por que empresas de sucesso investem em assessoria empresarial

Powered by Rock Convert

O Brasil é considerado um dos países com maior atividade empreendedora no mundo, ou seja, é um dos países onde mais se busca estabelecer um negócio próprio. Porém, pesquisas de órgãos de tradição, como o SEBRAE, apontam que a taxa de mortalidade das empresas (fechamentos e falências) é muito alta: 27% das empresas fecham no 1º ano de atividade; 38% no 2º ano; 46% no 3º ano; 50% no 4º ano; e nada menos que 62% das empresas fecham antes de completarem 5 anos.
Neste conteúdo, apontamos como a assessoria empresarial pode ser determinante para o sucesso da sua empresa e você poderá compreender por que as empresas de sucesso investem, sem medo, em uma boa assessoria executiva!

A assessoria te ajuda a analisar as oportunidades, definir os principais riscos e elaborar um planejamento consistente

Os primeiro erros mais cometidos por quem vai abrir um negócio são a falta de conhecimento do mercado e a falta de um planejamento consistente que direcione a empresa logo nos seus primeiros anos de existência. A maioria dos empreendedores se lança no mercado com pouco ou nenhum conhecimento sobre questões cruciais do seu negócio, como quem são seus concorrentes e como poderá se diferenciar competitivamente deles, se há de fato uma demanda de mercado significativa pelo que quer oferecer, como fará para que o negócio tenha viabilidade econômica e financeira enquanto não gerar recursos suficientes para se auto sustentar, etc.
Salvo raras exceções, as empresas que dão certo são aquelas que, desde o princípio, estão orientadas sobre os principais riscos e desafios que enfrentarão e quais as oportunidades que a farão se destacar no mercado. Estas são percepções que a assessoria empresarial pode te trazer e que farão você se sentir muito mais seguro ao iniciar o seu negócio.

A assessoria te permite focar na sua área de vocação

Powered by Rock Convert

Quando as pessoas iniciam um negócio, geralmente estão focadas no trabalho que vão executar dentro do seu nicho de atuação, que é a sua vocação. Porém, abrir uma empresa requer muito mais do que exercer alguma prática profissional, operacional. É justamente no momento de acumular as funções de sua área de formação com a gestão do próprio negócio que muitos empreendedores entram pelo cano e acabam engordando as estatísticas de mortalidade de empresas.
Empresas de sucesso são aquelas que reconhecem suas deficiências em gestão e delegam o que não é sua área de vocação aos cuidados de uma assessoria executiva. Com suas energias direcionadas ao que é o foco do seu negócio, estes empresários conseguem ser muito mais produtivos. Isto, além de aumentar o grau de realização do empreendedor, multiplica a lucratividade da empresa!

A assessoria te ajuda a desenvolver suas características empreendedoras

O acompanhamento de uma assessoria empresarial vai muito além da organizar e gerir departamentos e processos da empresa. Muitas vezes, a maior das contribuições de um assessor é o trabalho de desenvolvimento do próprio empreendedor. Quando começamos um trabalho de assessoria empresarial, é comum encontrarmos empresários deprimidos e com baixa autoestima, sentindo-se derrotados porque seus negócios não estão indo como gostariam, mas eles mesmos não sabem quais medidas tomar. O assessor executivo trabalha estes sentimentos e mostra que é possível ao empresário desenvolver características empreendedoras e fazer seu negócio funcionar. É papel do assessor conduzir seus assessorados a desenvolverem habilidades que ainda não possuem e potencializar aquelas que já existem em prol do seu negócio. Acredite, empresários de sucesso sempre tem por referência um especialista que os ajudou a potencializar suas qualidades empreendedoras.

Está com dificuldades de acumular tantas funções na sua empresa? Ou ainda, ficou com medo de entrar para as estatísticas que mostramos? Entre em contato com o DAEXE. Somos especialistas em prestar um assessoramento sob medida para a sua empresa!

Autor

Fundador e CEO da Daexe Assessoria Executiva. Administrador e Especialista em BSC.

Deixe seu comentário: