3 armadilhas que prejudicam a escolha do modelo de gestão empresarial

Aperfeiçoar a gestão da empresa é um objetivo e movimento contínuo, e que muitas vezes culmina em uma pergunta determinante: qual o melhor modelo de gestão? De fato, as possibilidades de modelo de gestão de multiplicam a cada dia, todos eles com propostas tentadoras que apontam para um caminho de sucesso: BSC (Balanced Scorecard), OKR (Objectives and Key Results), GDP (Gerenciamento de Diretrizes), VBM (Gestão por Valor), MEG (Modelo de Excelência e Gestão, entre tantos outros.

A questão é que não há necessariamente um melhor modelo de gestão. Na verdade, a pergunta do gestor tem que ser “qual o modelo de gestão ideal para a minha empresa?”, pois esta escolha depende das características do empreendimento, dos desafios que se quer superar, dos problemas que se tem enfrentado. Neste artigo, apontamos 3 armadilhas que prejudicam os gestores na escolha de um modelo de gestão empresarial, no intuito de facilitar o seu caminho de decisão. Vamos conferir.

Armadilha 1: Não definir uma ordem de prioridade sobre os problemas que precisam ser combatidos

Para escolher um modelo de gestão mais eficiente para o momento pelo qual sua empresa está passando, você precisa elencar o que precisa ser resolvido mais imediatamente. É necessário ranquear os problemas, para que as soluções também sejam ranqueadas. Isto evita a escolha de uma solução ineficiente e do emprego precipitado dos recursos da empresa.

Armadilha 2: Não se dar conta que terá de acumular mais tarefas

Não adianta fazer um grande investimento na implantação de um novo modelo de gestão sem se dar conta que o mundo não vai parar para esperar a sua empresa entrar no eixo e que você vai ter que gastar uma carga extra de energia e de dedicação até que o processo esteja concluído. O insucesso na implementação de modelos de gestão empresarial muitas vezes se dá neste âmbito. Portanto, prepare a carcaça e o psicológico, vai valer a pena!

Armadilha 3: Não estar aberto a novas ideias e sugestões

Boa parte dos modelos de gestão são genéricos e flexíveis, o que significa dizer que podem ser adaptados à sua realidade e estilo de gestão. Modelos de gestão não são receitas de bolo, mas sim princípios e orientações que vão sendo empregados de acordo com a realidade e possibilidades da empresa. Esteja aberto a sugestões sobre a melhor forma de aplicar os princípios do modelo à sua empresa e considere ser possível implantar e administrar mais de um modelo de gestão, ao mesmo tempo, pois muitas vezes eles se complementam.

Está em dúvida sobre o modelo de gestão ideal para a sua empresa? Entre em contato com a gente ou nos deixe sua dúvida nos comentários abaixo.Os assessores do DAEXE terão enorme prazer em respondê-lo.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.