BALANCED SCORECARD: 4 perguntas para revolucionar a forma de medir a performance da sua empresa

Foi-se o tempo em que medir o sucesso de uma empresa por seu desempenho financeiro era o suficiente. Com a evolução dos estudos da administração, percebeu-se que medir a performance de uma empresa apenas pelos seus dados financeiros gerava resultados incompletos e ineficientes para auxiliar a tomada de decisão dos empresários e dos investidores. Para revolucionar esta forma de medir a performance, foi criado o Balanced Scorecard (BSC), uma metodologia de gestão de desempenho que permite medir outras três perspectivas da empresa, além da financeira, que são: clientes, processos e aprendizado/inovação. A metodologia consegue avaliar e gerir o desempenho das empresas através da proposição de 4 perguntas estratégicas:

1 Para alcançarmos nosso objetivo como empresa, como devemos ser vistos pelos nossos clientes?
2 Para satisfazer os clientes e colaboradores, quais processos devemos aprimorar e tornar mais simples?
3 Para alcançar nossa visão, como sustentar as habilidades, conhecimentos e atitudes da equipe, a fim de que prossigam em um caminho de inovação e aprendizado?
4 Para ter sucesso financeiramente, como nós devemos aparecer para os nossos investidores?

Para que estas quatro perguntas façam sentido, a empresa precisa ter um Diagnóstico de sua situação atual e um Planejamento Estratégico definido (estar decidida sobre a qual patamar de sucesso quer chegar). A partir destas informações, será possível para a empresa localizar-se quanto ao seu desempenho atual em cada uma das quatro perspectivas (clientes, processos, finanças e aprendizado/inovação) e definir as estratégias (metas) e os indicadores de performance que a conduzirão aos seus objetivos de sucesso.

Responder às quatro perguntas que o BSC propõe, demanda um esforço e sinergia muito grande de todo a equipe da empresa. É por isto que o BSC tem se tornado conhecido por promover um alinhamento de toda a equipe ao Planejamento Estratégico da empresa e proporcionar um engajamento muito maior dos colaboradores. Não é a toa que esta metodologia tem sido aderida por uma quantidade cada vez maior de empresas em todo o planeta. Só nos EUA, das 1000 maiores empresas norte-americanas listadas pela lista da revista FORTUNE, pelo menos 50% utilizam o BSC.

Sua empresa está pronta para responder a estas quatro perguntas? Compartilhe conosco suas dúvidas sobre o BSC, em uma das nossas formas de contato ou nos comentários abaixo. Os assessores do DAEXE terão enorme prazer em respondê-lo.

Deixe seu comentário: