3 desafios que o BSC ajuda a superar na gestão da sua empresa

No mundo empresarial, cada vez mais se ouve falar no Balanced Scorecard, uma metodologia de gestão originada na Universidade de Harvard, nos EUA, que tem sido reconhecida e aderida por grandes empresas em todo o mundo. Só nos EUA, das 1000 maiores empresas norte-americanas listadas pela lista da revista FORTUNE, pelo menos 50% utilizam o BSC. Neste artigo, apresentamos 3 dentre as diversas soluções que o BSC tem para as empresas e que em muito justificam a grande adesão a esta revolucionária metodologia de gestão.

Cria consenso em relação à visão e estratégia da empresa

Quantos empreendedores se lançam no mercado sem uma visão e estratégia bem definidos e, engolidos pela rotina puxada de suas empresas, seguem com este quadro de indefinição, levando a cabo estratégias fragmentadas e pouco eficazes? Este é um quadro que se repete mesmo em empresas que apresentam um desempenho financeiro excelente, às vezes com muitos anos de mercado. Mas esta forma de condução desorganizada, sem um norte consensual, sem uma visão bem definida, pode levar a empresa ao fracasso. Por isto, a construção do BSC tem como um de seus primeiros passos esta chamada à liderança da empresa para discussão, esclarecimento e definição consensual da visão e da estratégia da empresa.


Comunica a estratégia a toda a Organização, traduzindo-a em termos operacionais

Boa parte das empresas possui um Planejamento Estratégico definido formalmente, a partir da descrição de sua Missão, Visão e Valores. Porém, frequentemente esta descrição é inanimada, desconhecida conceitualmente pelos membros da organização e distante de uma linguagem que possa ser absorvida em termos operacionais e posta em prática no dia a dia dos colaboradores. Por isto, um dos maiores legados do BSC para as empresas tem sido sua capacidade de tornar sabida a toda a organização a estratégia da empresa, em uma linguagem aplicável ao cotidiano operacional da empresa.

Forma a base de um processo de Gestão Estratégica Eficaz e Integrado

O BSC é um sistema de Gestão Estratégica que inaugura mudanças profundas e, portanto, duradouras nas empresas. Isto porque fornece as bases para o aprendizado estratégico, através do fomento ao desenvolvimento da equipe executiva e do alinhamento de recursos e iniciativas estratégicas, que permite vincular recompensas à realização dos objetivos estratégicos e sustentar investimentos em ativos intelectuais e intangíveis. Ao mesmo tempo, ao estabelecer as metas estratégicas da empresa – de curto, médio e longo prazo – alinhando e vinculando os componentes da estratégia (Objetivos, Indicadores, Metas e Iniciativas), o BSC demonstra sua capacidade de Gestão Integrada.

Com qual dessas soluções a sua empresa mais se identifica? Compartilhe conosco nos comentário abaixo!

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.