BSC: Sua empresa pode valer mais do que parece, descubra

O valor restrito dos ativos e passivos de uma companhia são o suficiente para medir o seu valor? Já faz algum tempo que esta premissa foi colocada em cheque pelo Balanced Scorecad (BSC).

Com uma simples consulta nas cotações das grandes companhias, é possível ver que empresas com o mesmo valores contábil possuem cotações muito diferentes no mercado.

Branding

 

Precisa de uma solução efetiva e profissional para a gestão da sua empresa? Agende uma ligação com um assessor e descubra tudo que a Daexe pode fazer por você!

 

Mas então nos perguntamos: como, no mercado acionário, uma companhia pode valer 5 vezes mais do que seu número registrado em patrimônio líquido?

As explicações para isto estão nos seus valores intangíveis, que são as características não expressas em valores numéricos, mas determinantes na perspectiva de crescimento e sucesso da instituição.

Em uma analogia com a natureza seria como toda a parte não vista de um Iceberg que lhe conferem solidez, robusteza e durabilidade.

O Balanced Scorecad (BSC) se tornou um método revolucionário de gestão estratégica e de desempenho porque permitiu vislumbrar e medir o desempenho no âmbito dos valores intangíveis das empresas.

 

Descubra o poder do Balanced Scorecad – BSC

 

Medindo o valor da minha imagem com BSC

Quando o BSC é implantado em uma empresa, são estabelecidas metas estratégicas sobre a imagem que a empresa quer ter perante seus clientes e potenciais consumidores.

A meta se desdobra em tarefas que engajam toda a equipe de colaboradores, com prazos e indicadores numéricos.

Geralmente as tarefas envolvem ações que promovem a imagem da empresa e melhoram a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Por outro lado, a ação é medida, por exemplo, via procedimentos sistemáticos de pesquisa de satisfação, que possibilitarão medir o impacto das ações.

Assim, a cada reunião e prazo, é possível obter dados e medir o desempenho da empresa para ter uma análise do estado da arte da organização.

Já a perspectiva de crescimento no mercado percebida por essa metodologia servirá de comprovação do valor intangível. E que terá valor real no mercado acionário.

Medindo o desenvolvimento e inovação

Um dos focos do BSC é avaliar a perspectiva de crescimento da empresa a partir da análise das competências e do investimento em treinamento de funcionários e criando um cenário para a inovação.

As empresas que não investem em inovação e aperfeiçoamento da equipe, em um ambiente empresarial de tamanha concorrência, tendem a ficar ultrapassadas.

No BSC são estabelecidos objetivos estratégicos sistematizados que garantam à empresa estar em permanente movimento de aprendizado e inovação.

Este valor intangível é medido a partir da avaliação de desempenho periódica dos funcionários, estímulo a novas ideias e investimento em treinamento.

O acompanhamento desses ativos permitirá medir o progresso da empresa neste quesito.

 

Sua vez!

Agora te convidamos a pensar na sua empresa e nos valores intangíveis que ela possui ou poderia possuir.

Leve em consideração que avaliar a sua empresa apenas pelos valores contábeis, por mais que estes demonstrem bons resultados, é uma forma limitada de avaliar.

Empresas focadas no futuro precisam ter uma atenção maior a sua perspectiva de crescimento a longo prazo, e isto depende de um Planejamento Estratégico de longo prazo.

 

execução do planejamento com BSC

 


Se este artigo te trouxe uma boa reflexão, compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.