10 perguntas sobre o balanced scorecard (BSC) respondidas pelo especialista Thomas MG

“Mesmo as pequenas organizações têm uma necessidade de medir o desempenho, e uma necessidade de cumprir metas com certeza” – Entrevista com Thomas MG, Consultor de Negócios-IT no CXO Dashboards

thomas-MG BSC

Esta entrevista foi concedida originalmente ao blog bscdesigner

1. Por favor, resuma em poucas palavras a sua experiência com o Balanced Scorecard.

Eu implementei o Balanced Scorecard pela primeira vez em minha organização anterior, uma organização de desenvolvimento de software mid size. Tenho desenvolvido Dashboards abrangentes para várias funções, como parte da organização de iniciativas amplas, tais como ISO 9000, CMMI, People CMM e Balanced Scorecard. Durante esta viagem, ganhei insights profundos como um praticante de Balanced Scorecard antes de iniciar meus serviços de consultoria. Agora eu ofereço serviços end-to-end que combinam soluções em metodologia Scorecard e painel equilibrado.

2. Sabe-se que Balanced Scorecard é utilizado por mais de 50% das empresas listadas na revista fortune. Você acha que esse conceito é apenas para grandes empresas?

As grandes organizações encontram no Balanced Scorecard uma ótima ferramenta para gerenciar a complexidade. No entanto, mesmo as pequenas organizações têm sua visão e missão, uma estratégia, uma necessidade de medir o desempenho e uma necessidade de cumprir metas, com certeza. O Balanced Scorecard tem como um dos seus objetivos trazer alinhamento dos colaboradores com a estratégia e os objetivos organizacionais, e por isto é muito aplicável para as pequenas organizações também. Pequenas empresas podem não precisar de dashboards automatizadas sofisticadas, e elas podem ir para aplicativos simples, scorecards baseados Excel ou aplicações scorecard sobre demandas.

3. Além do conceito BSC que é popular agora, que outros conceitos de medição de desempenho de negócios você poderia recomendar para que a empresas considerassem?

Há diversas estruturas de medição de desempenho que uma organização pode escolher, alguns dos mais comuns são Performance Prism, Seis Sigma, o quadro GQM e Malcolm Baldrige de elementos. No entanto, nenhum destes são mutuamente exclusivos. Eu acredito que o Balanced Scorecard é relativamente mais simples de compreender e aplicar, e que o BSC pode ser implementado de forma eficaz em vários níveis – toda a organização, uma divisão ou um departamento. Na verdade, eu tenho implementado com sucesso conceitos do BSC nas funções internas, como RH e TI, sem uma implementação em toda a organização. Isso é útil quando há relutância em ir para uma implementação completa do BSC. Quadros de melhoria da qualidade, tais como Seis Sigma, podem complementar o BSC para as iniciativas que constroem capacidades de organização específica de condução.

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4. Por favor, compartilhe sua opinião sobre as ideias-chave que devem ser mantidas em mente para a implementação bem-sucedida de BSC?

Um dos fatores mais importantes é o compromisso do CEO para com o BSC. Clareza sobre os fatores críticos do negócios que o BSC irá abordar e clareza sobre os potenciais benefícios são importantes. Os resultados do BSC deve ser visível dentro de alguns meses. Técnicas típicas que são aplicáveis a qualquer iniciativa de gerenciamento de mudanças, precisam ser aplicadas. O BSC deve ser implementado principalmente para melhorar o desempenho do negócio e não julgar as pessoas. Integre processos BSC com o resto dos processos de organização. Um painel de TI habilitado para cada papel-chave na organização irá melhorar drasticamente a eficácia da implementação do BSC.

5. O BSC é um conceito de medição de desempenho de negócios, mas deve ser usado apenas por gestores de topo e CEO? Ou ele deve ser usado em toda a empresa? BSC deve ser implementada em todos os departamentos ou por exemplo, apenas no RH?

Se houver restrições orçamentais, aconselho a manter o BSC ao nível da gestão de topo, para começar. Se existem problemas de desempenho críticos em apenas um departamento, o BSC pode ser implementado lá primeiro (mesmo que seja apenas um subconjunto do BSC). Scorecards são poderosos mecanismos de feedback e implementá-los através dos resultados de organização e aumento da produtividade. Conceitos de BSC podem ser desdobrado até o nível individual – a gestão de desempenho e sistema de avaliação pode ser perfeitamente integrada com o BSC.

6. Embora existam certos benefícios do BSC, você percebe nele quaisquer limitações ou possíveis problemas? Há algumas áreas onde BSC não funcionar corretamente ou é ineficiente?

BSC existe em torno de quase duas décadas e é bastante amadurecido como um quadro de execução da estratégia. Alguns processos, como Strategic Risk Management , são fracos no BSC. Podem não dar orientação detalhada sobre como escolher uma medida ou como proceder para melhorar qualquer processo de negócio específico. BSC é uma abordagem de cima para baixo, e podem haver momentos em que uma abordagem de baixo para cima é necessária, em sistema automatizado isso já está em vigor. Para um maior sucesso da implementação do BSC, conceitos como a melhoria de processos, automação de processos, e design do painel podem ser aplicados juntamente com os conceitos do BSC. Verificou-se que o sucesso do BSC é maior quando as estratégias de uma organização e as inter-relações entre as várias estratégias são claramente entendidas, caso contrário, torna-se o BSC em uma versão glorificada de relatórios MIS.

7. O conceito de BSC é discutido extensamente. Você acha que a maioria das empresas compreendem a importância do desenvolvimento do BSC? Elas estão dispostos a investir no BSC? É difícil convencer a direção de que é necessário o uso de BSC?

A maioria dos CEOs que conheci concordaram que eles precisam de um painel de negócios com base no BSC para a sua eficácia. No entanto, eles têm seus pontos de vista sobre quando eles podem se dar ao luxo de investir seu tempo e dinheiro em uma iniciativa BSC. Quando o BSC é posicionado como uma solução para um problema de negócios muito crítico, não é difícil obter investimento, desde que a solução venha de uma fonte credível. De antemão eu estou percebendo bom interesse em BSC de organizações que estão saindo da recessão.

8. A aplicação prática é sempre tão importante quanto a própria teoria. Há uma série de maneiras de implementar o BSC, que vão de arquivos do Excel simples a softwares, serviços baseados na web e plena integração com o sistema de negócios da empresa. O que você acha que é a melhor estratégia de implementação em termos de qualidade / preço? Que tipo de ferramentas que você usaria para fazer a implementação?

Isso depende de seu atual investimento em TI. Para uma microempresa, é suficiente ter um BSC baseado em Excel. Para uma organização de pequeno ou médio porte, as aplicações do Scorecard são mais adequadas; idealmente, deve ser utilizável sem suporte de TI. Para grandes organizações, eu acredito que eles vão ter algum sistema ERP no lugar e os aplicativos / Painel Scorecard precisam ser integrados bem como o sistema ERP. Web baseado em aplicações sob demanda são adequados para as organizações conscientes do orçamento; no entanto, elas geralmente têm licenças com base de usuários; para o BSC ser eficaz, os scorecards precisam ser compartilhados com as partes interessadas.

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9. Há empresas que já usam BSC, lemos sobre elas em revistas de negócios, lemos seus estudos de caso e histórias de sucesso. Que conselho você daria a empresas que apenas começaram a considerar a implementação do conceito de Balanced Scorecard?

Antes de começar a implantação do BSC, aconselho ir para um scorecard no nível de estratégia em primeiro lugar. Isto pode ser no Excel. Depois de conseguir maior clareza, você pode estender as suas capacidades através da construção de dashboards em estratégia, nível operacional e nível tático. Isto lhe dará um rápido ROI (Retorno sobre o investimento). Antes de escolher um aplicativo de scorecard, olhe para a sua capacidade de implantar e para as necessidades futuras também.

10. Muito obrigado por suas respostas. Eu acho que nossos leitores gostariam de saber mais sobre a sua empresa e serviço que você oferece. Se possível partilhe também sua experiência detalhado com Balanced Scorecard aqui.

A CXO Dashboards oferece serviços de implementação de dashboards específicas Scorecard e para construção da função equilibrada principalmente para a Indústria de Serviços. Nós também fornecemos serviços de consultoria em melhoria de processos e tipicamente em iniciativas de TI que não estão atreladas ao BSC. Estamos localizados em Chennai, na Índia.

Agora que você já está um pouco mais informado sobre a metodologia balanced Scorecard e seus benefícios, sugerimos que converse com a sua equipe e reflita se esta é uma boa hora para aderir a esta metodologia revolucionária ou ainda, quais ações você e sua equipe podem por em prática tendo em vista o preparo para receber este método.

Não esqueça que os assessores do DAEXE estão à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida. Deixe o seu comentário abaixo!

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