BSC: a retomada da ESTRATÉGIA como centro das atenções para o sucesso empresarial

Powered by Rock Convert

Durante os anos 1980, o planejamento estratégico sofreu um período de declínio, e ascenderam novos modelos de gestão, como os programas de qualidade total, de reengenharia e de seis sigma, e a preocupação com a estratégia ficou relegada a um segundo plano. Como demonstra o professor e consultor empresarial Emilio Herrero Filho em seu livro “Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica: uma abordagem prática”, uma pesquisa realizada pela Harvard Business School, liderada pelo professor Nitin Nohria, foi um dos grandes marcos da recuperação do valor atribuído à ESTRATÉGIA para o sucesso das organizações.

A pesquisa, nomeada Projeto Evergreen, foi realizada a partir do acompanhamento de 160 grandes empresas norte-americanas, entre 1986 e 2001, e mostrou a gestão estratégica como fator mais relevante para o sucesso das mesmas. Segundo estes estudos, a gestão estratégica estaria associada aos seguintes princípios:

a) A construção da estratégia em torno de uma clara proposta de valor para o cliente;

b) O desenvolvimento de uma estratégia de fora para dentro, ou seja, que tivesse como ponto de partida as necessidades e expectativas dos clientes, investidores e acionistas;

Powered by Rock Convert

c) Foco permanente de toda a organização ao alinhamento da estratégia às mudanças do mercado;

d) Uma comunicação clara da estratégia no ambiente interno das empresas, para os clientes e para os demais stakeholders;

e) Foco no crescimento do principal negócio da organização e cuidado com distrações com o que não é familiar.

Para Emilio Herrero, um dos motivos que explicam a grande adesão à metodologia Balanced Scorecard (BSC) na atualidade é justamente seu total alinhamento a estes princípios mencionados pelo Projeto Evergreen. Para o BSC, o ponto de maior relevância para o sucesso das instituições está na definição clara da grande estratégia da empresa e na habilidade de comunicar esta estratégia insistentemente a clientes, funcionários e acionistas. Certamente, ter a ESTRATÉGIA como centro das atenções é um dos grandes motivos que fazem do BSC uma das metodologias de gestão estratégica mais visadas pelas grandes corporações na atualidade.

Você já tinha ouvido falar em BSC? Te convidamos a conhecer um pouco mais desta nova ferramenta de gestão em outros artigos do nosso blog. Se tiver qualquer dúvida, deixe nos comentário abaixo ou entre em contato com seu Assessor Executivo do DAEXE. Teremos enorme satisfação em atendê-lo!

Autor

Fundador e CEO da Daexe Assessoria Executiva. Administrador e Especialista em BSC.

Deixe seu comentário: