Assessor Executivo

A importância do assessor executivo em tempos de crise

Powered by Rock Convert

Se uma boa gestão já é essencial para uma empresa quando a economia do país vai bem, em um cenário de crise de dimensões globais ela se faz ainda mais necessária. E o assessor executivo pode ser a diferença entre prosperar e falir.

Em conjunturas como estas, as organizações contam com seus profissionais em cargos de liderança para tomar decisões assertivas e quebrar o ciclo vicioso da crise que costuma minar a força e o desempenho dos empreendimentos.

Assessor Executivo

Descubra a importância de Assessor Executivo. Foto: pch.vector/Freepik

Precisa de uma solução efetiva e profissional para a gestão da sua empresa? Agende uma ligação com um assessor e descubra tudo que a Daexe pode fazer por você!

Atual é a importância do assessor executivo em tempos de crise? Acompanhe e saiba como esse profissional pode operacionalizar os mesmos processos em uma dinâmica de redução de gastos!

Assessor Executivo em tempos de crise

Quando a crise se instaura, os ânimos pessoais e profissionais se abalam. A empresa teme a perda da lucratividade e o funcionário, a de seu emprego.

Uma infinidade de novos desafios surge com tudo isso e é o assessor em tempos de crise quem deve tomar as rédeas da situação para minimizar os impactos da crise no caixa da organização.

Dentre as funções que ele já possui, existem algumas que exigem maior atenção e cuidado por parte destes líderes.

Um assessor necessita demitir componentes de sua equipe profissional, gerenciar novas emoções entre estes mesmos membros, reduzir custos e buscar formas alternativas de atrair e de reter clientes.

Em suma, esse profissional precisará ter, além dos conhecimentos técnicos e práticos, uma grande inteligência emocional.

Afinal, ele deve cuidar da pressão vivenciada e dos novos desafios que surgirão por causa deste cenário econômico pouco favorável.

Assessor Executivo, o elo entre estratégia e operacionalização

O assessor, em tempos de crise, é o elo entre o operacional e a alta cúpula de uma empresa. E justamente por transitar nestes dois níveis de uma organização que ele consegue ter uma visão sistêmica sobre o que é funcional frente às ações pensadas e praticadas ou não.

Ele precisará desenvolver uma capacidade analítica e crítica frente a este cenário, para ajudar os diretores a reverem estratégias, de forma a adaptá-las ao novo contexto sem gerar impactos negativos na operacionalização das tarefas.

Portanto, um assessor, em tempos de crise, tem a missão de ajudar a empresa a rever os seus planos e a projetar o futuro com base nas modificações feitas.

Assim, será possível passar pela crise sem comprometer tudo aquilo que já foi construído.

Powered by Rock Convert

O gerenciamento de dados e o assessor executivo em tempos de crise

Em uma empresa, a automatização de informações contribui significativamente para que o gestor seja capaz de visualizar facilmente a performance de sua equipe, a produtividade de cada membro, as metas alcançadas e as que estão por alcançar.

Quando este profissional possui softwares de Gestão como aliados, ele tem mais agilidade na tomada de decisão. Assim, é possível reestruturar uma estratégia com bastante eficiência, para que a empresa passe pela crise sem grandes dificuldades.

Portanto, outra importância do gestor que deve ser ressaltada é a de administrar informações para extrair delas novas estratégias.

Dessa maneira, os ajustes necessários serão feitos, sem que a performance organizacional seja comprometida.

Para que esse profissional seja capaz de vivenciar todas as questões levantadas neste post, ele precisará contar com o apoio do setor de Recursos Humanos e de suas ferramentas para desenvolver um bom trabalho.

 

Você concorda que, em tempo de crise, se torna ainda mais importante estar assessorado por um profissional com conhecimentos profundos de gestão? Deixe sua opinião aqui embaixo, nos comentários.

 

faça-acontecer

 

Artigo produzido pelo blog do Grupo Meta e gentilmente cedido para a Daexe, com edições.

Autor

Fundador e CEO da Daexe Assessoria Executiva. Administrador e Especialista em BSC.

Deixe seu comentário: