4 recursos do BSC para tirar a sua Estratégia do papel

Um fato que provavelmente vai te soar um tanto familiar: escrever um belo planejamento de suas atividades e depois, se dar conta de que não cumpriu nem 50% do planejado. Pois bem! Respeitados os limites de flexibilidade de agenda e de contratempos inevitáveis que realmente demandam alguma alteração na trajetória planejada, absolutamente as coisas não deveriam funcionar neste ritmo que podemos chamar de “autossabotagem”.
O pior é saber que no ambiente empresarial, o mesmo erro se repete. Conforme matéria apresentada em anos recentes pela renomada Revista The Economist, apenas 56% de um grupo de empresas participantes de uma pesquisa sobre execução de planejamento estratégico haviam sido bem sucedidas e conseguiram apresentar os resultados esperados. O que estas empresas tinham em comum: uma boa ferramenta de gestão estratégica e de desempenho. Neste artigo, vamos te dizer 4 motivos pelos quais o Balanced Scorecard (BSC) é a ferramenta poderosa que você precisa para finalmente tirar a sua Estratégia do Papel!

Exigência de indicadores ideais de desempenho

Quando estamos falando de performance das empresas, ser muito específico é uma qualidade. Em vez de adotar métricas genéricas facilmente disponíveis, o BSC exige dos gestores o desenvolvimento de métricas de desempenho específicas para cada empresa, que possam lhe proporcionar vantagem competitiva. Embora o BSC trabalhe, genericamente, com quatro perspectivas, é uma ferramenta de gestão flexível, que se adapta às suas necessidades. Por exemplo, se você possui uma organização sem fins lucrativos, as perspectivas financeiras podem não ser a sua prioridade, e outras perspectivas novas podem ser anexadas. O que importar é encontrar os indicadores que realmente são relevantes, que façam a estratégia sair do papel!

Divulgação da estratégia a todos

A estratégia não é o domínio exclusivo dos principais líderes da empresa. Pelo contrário, o sucesso da estratégia está na comunicação e engajamento de todos. O BSC é uma ferramenta simples, através da qual é possível incentivar que seus colaboradores aprendam a desenvolver os seus próprios objetivos pessoais e se tornem mais estratégicos também. Esta promoção de um aprendizado estratégico conjunto faz com que a equipe assimile que a sua participação na execução das estratégias dos negócios é que proporcionará as recompensas. Fazer a estratégia sair do papel se torna uma missão de TODOS!

Abordagem estratégica integrada e prática

Com a implementação do BSC, é possível ligar todos os pontos da estratégia, desde os postos de alto poder decisório da organização até aqueles mais operacionais. A abordagem estratégica integrada começa com a missão de alto nível (por que sua empresa existe), os valores centrais (que valores lhe são intrínsecos), e a visão (o que quer que a sua empresa seja). A partir deste tripé, são dados os passos mais práticos da abordagem, ou seja, a definição da estratégia (o seu plano de jogo), das iniciativas estratégicas (o que todos na empresa precisam fazer), e dos objetivos pessoais (o que cada um especificamente precisa fazer). Este processo culmina com resultados estratégicos, tais como clientes satisfeitos e uma força de trabalho motivada e preparada.

Visão de longo prazo, sem perder de vista o curto prazo

O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que atende perfeitamente às estratégias de longo prazo, sem perder de vista os objetivos de curto prazo. Tanto as estratégias quanto os objetivos de longo prazo são diluídos em etapas, gerando um processo contínuo de acompanhamento de micro metas e resultados que corroboram com a estratégia final, permitindo uma revisão e aperfeiçoamento da mesma, sempre que necessário. Além de colaborar para criar uma cultura de desempenho bem sucedida, esta dinâmica de contemplação de objetivos de curto e longo prazo tornam a estratégia mais palpável e possível aos olhos de todos.

Agora nos conte: está precisando de um empurrão para fazer a sua estratégia sair do papel? Que tal conhecer um pouco mais deste método revolucionário de gestão estratégica? Você pode continuar lendo sobre BSC aqui no BLOG ou entrar em contato com seu assessor executivo do DAEXE! Estamos à disposição para sanar todas as suas dúvidas.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.