Seu RH funciona mesmo?

Não há prova maior do sucesso de uma empresa do que a sua sobrevivência ao longo das gerações, mas empresas que sobrevivem por gerações tem um desafio: os colaboradores não duram para sempre. É necessário consolidar novas equipes que substituam as anteriores e é por isso que dizemos que a verdadeira missão do RH é criar novos líderes que garantam a continuidade da empresa.
Te convidamos a refletir melhor sobre este assunto, a partir das três perguntas a seguir, e se as suas três respostas forem sim, é sinal de que o seu RH está orientado para o sucesso. Vamos conferir?

Seu RH sabe recrutar?

O recurso mais precioso que uma empresa possui é o seu capital humano. Recrutar um colaborador é estar em busca do ingrediente que vai fazer a receita dar certo. Se o ingrediente for de má qualidade, toda a receita pode ser comprometida, não é verdade? O RH de sucesso é aquele que cria uma descrição exata do perfil profissional do “ingrediente” que quer recrutar e trabalha com afinco para encontrá-lo.

Você percebe um desenvolvimento nítido dos seus colaboradores, por incentivo do trabalho desempenhado pelo RH?

No primeiro mês de trabalho do “novo ingrediente”, o interesse por aprendizado e aprimoramento são notáveis. Mas a rotina costuma trazer consigo uma clara tendência à acomodação dos colaboradores. É papel do RH reverter esta tendência a partir de um claro projeto de investimento no desenvolvimento da equipe, que estimule a criação de uma cultura de produtividade e inovação.

Seu RH consegue engajar o seu time?

Foi-se o tempo em que a perspectiva de sucesso dos funcionários de uma empresa era uma carreira longa, até a aposentadoria. Em um mundo em que as oportunidades surgem na velocidade da comunicação virtual, engajar um time de colaboradores se tornou uma tarefa difícil. Um RH que não tem como principal foco gerar um engajamento está desperdiçando tempo, energia e dinheiro da empresa, pois a perda de um colaborador pode ser comparada à perda de um investimento. O RH precisa ter estratégias definidas que proporcionem uma retenção de talentos e diminua ao máximo a rotatividade de funcionários.

Agora conte pra gente quais foram as respostas para estas três perguntas sobre o seu RH, nos comentários abaixo. Estamos torcendo para que tenham sido SIM, mas se não for o caso, não fique com esta questão pendente. Marque uma reunião hoje mesmo com seu assessor executivo do DAEXE. Estamos te aguardando.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.