4 Coisas que todo RECRUTADOR deve saber para atrair os profissionais mais talentosos

Powered by Rock Convert

Por que localizar talentos tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil? Essa é uma pergunta que tem circulado frequentemente nos bastidores dos departamentos de RH. Ao que tudo indica, o jogo se inverteu: hoje, são os profissionais com talento reconhecido que “contratam” os seus empregadores, e não o oposto. Suas escolhas por aceitar ou não uma oportunidade de trabalho obedecem a critérios cada vez mais exigentes e os recrutadores que querem atrair esses profissionais para suas empresas tem de estar atentos a esses novos critérios. Vamos conhecê-los!

Autoconhecimento da empresa e proposta de valor consistente:

Profissionais talentosos estão em busca de empresas com as quais tenham afinidade em termos de princípios, valores e objetivos. Empresas que não deixam claro o seu perfil e cultura organizacional já no processo de recrutamento, correm o risco de serem avaliadas como desorganizadas, despreparadas, sem autoconhecimento. É necessário que a empresa deixe claro ter uma proposta de valor consistente.

Definição clara do profissional desejado pela empresa:

A empresa que tem bem definida para si a sua proposta de valor, quando está em busca de um talento, sabe exatamente o perfil que quer encontrar. Esta certeza se materializa na própria descrição do perfil profissional desejado para a vaga em aberto. Cultura e valores, competências técnicas e comportamentais, responsabilidades e desafios do cargo, todas essas características tem de estar nítidas durante todo o processo de recrutamento e seleção.

Powered by Rock Convert

Estudo de mercado e propostas atrativas:

Se estamos falando de encontrar profissionais talentosos de alta performance, o recrutador tem de ter claro para si qual proposta é realmente atrativa. Estar a par do que a concorrência oferece em termos de salários e benefícios e pensar em uma forma de diferenciação é o primeiro passo para a empresa que quer ter vantagem no seu processo de recrutamento.

Saber quais fatores são determinantes para motivação do perfil de profissionais que quer atrair:

Salários e benefícios são fatores importantes para atrair profissionais talentosos, mas outros fatores intangíveis também são determinantes, especialmente quando estamos falando de propostas semelhantes. O recrutador perspicaz é aquele que busca se informar sobre quais fatores podem motivar os profissionais mais talentosos a se estabelecerem na sua organização e que vão além das recompensas financeiras.

Que tal estas dicas? Você concorda que os profissionais mais talentosos estão ficando mais exigentes na hora de escolher suas oportunidades de trabalho? Vamos continuar esta nossa conversa nos comentários abaixo. E se você estiver precisando de ajuda para colocar o seu plano de recrutamento e seleção em prática, não hesite em entrar em contato com seu Assessor Executivo do DAEXE.

Autor

Fundador e CEO da Daexe Assessoria Executiva. Administrador e Especialista em BSC.

Deixe seu comentário:
1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Leia Também: 4 Coisas que todo RECRUTADOR deve saber para atrair os profissionais mais talentoso […]

Os comentários estão fechados.