Os 10 mandamentos dos executivos CAMPEÕES

Faça uma autoavaliação sobre sua performance profissional e aplicação de cada uma destas competências em seu cotidiano, lembrando que, saber e não fazer, é o mesmo que não saber.

1) Preparação: já parou para pensar quantas horas por dia os medalhistas olímpicos treinam? E qual foi a última vez que você participou de um treinamento? Está sempre atualizado sobre a concorrência? Conhece as novas técnicas para aperfeiçoar o que faz? Mark Spitz, nadador e vencedor de 11 medalhas olímpicas certa vez explicou: “Muitos querem ganhar, poucos querem treinar”.

2) Alegria e paixão: já que se dispôs a fazer, faça com excelência. Então melhor fazer com brilho nos olhos, alegria, prazer e paixão. “Encontre um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.” (Confúcio).

3) Disciplina: fazer o que precisa ser feito, e não fazer apenas o que é cômodo. É preciso atuar e querer mais do que todos os outros. “Você faz suas escolhas, suas escolhas fazem você.” (Steve Beckman).

4) Persistência e comprometimento: apenas 8% das pessoas atingem as metas propostas, ou seja, 92% desistem pelo caminho. “Quem tem um porquê enfrenta qualquer como.” (Viktor Frankl).

5) Superação: quer ser reconhecido como um destaque, saiba que o que é fácil qualquer um faz, já se for difícil, aí é somente para os campeões. “Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.” (Dave Weinbaum).

6) Planejamento: sabe onde quer chegar? Tem isso registrado por escrito? Sabe como, onde e quando vai chegar lá? “Quem falha em planejar, planeja falhar.” (Benjamin Franklin).

7) Trabalho em equipe: os medalhistas costumam valorizar seus líderes, mentores e as pessoas ao seu redor. “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” (Michael Jordan).

8) Resiliência: a capacidade de ajustar as velas durante o trajeto, de se fortalecer diante das adversidades. “Você pode se lamentar das circunstâncias ou se preparar para as circunstâncias.” (John woode).

9) Motivação: já foi comprovado cientificamente que uma pessoa motivada e otimista rende mais que o pessimista. “Sem motivação os dons mais raros permanecem estéreis.” (Lévy-Leboyer).

10) Foco e intensidade: “Se você pode sonhar, pode realizar.” (Walt Disney).
Quer ver o sonho se concretizar? Ter alguns períodos de euforia e vontade não trará o troféu desejado. É preciso ser intenso do começo ao fim. Se você resolveu fazer algo, que faça com a determinação e o apetite de um verdadeiro campeão.

Ao analisar estas competências, dá para entender que realmente o sucesso não ocorre por acaso e porque algumas pessoas chegam ao pódio e outras ficam no quase. Vamos continuar esta conversa sobre como sair do “quase”, nos comentários abaixo.

*Este artigo foi escrito originalmente no Blog Administradores e cedido gentilmente os leitores do Blog do DAEXE.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.