As 6 estratégias infalíveis da persuasão

Há quem diga que em todas as nossas conversas empregamos técnicas de persuasão. De fato, se pararmos para pensar, todo diálogo é um exercício de convencimento. Você já tinha se dado conta disso? Aprenda agora mesmo 6 estratégias infalíveis de persuasão e em seguida nos conte, nos comentários abaixo, se você já se viu utilizando alguma delas!

Autoridade: “Eu estudei isso…eu li aquilo… eu sou formado em tal curso…eu trabalho há x anos nesta área”. Estas são expressões clássicas de quem argumenta que é autoridade em algum assunto, e quando invocamos essas expressões e comprovamos o conhecimento, a persuasão é infalível. Seja autoridade no seu negócio e demonstre isso.

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Reciprocidade: Já reparou na quantidade de produtos e serviços que são lançados no mercado a partir da estratégia da “amostra grátis”? O princípio por detrás dessa estratégia é a reciprocidade. Receber algo gera em nosso inconsciente a vontade de retribuir. Essa atmosfera nos deixa muito mais propensos a adquirir e/ou contratar produtos e serviços.

reciprocidade

Coerência: O famoso “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” é um verdadeiro atestado de INCOERÊNCIA, tanto para vendedores quanto para clientes. Os estrategistas da persuasão sabem disso e fisgam o cliente na sua própria vontade de ser coerente em suas falas e ações.

incoerência

Afinidade: É natural do ser humano estar mais propenso a aceitar influência de coisas ou pessoas pelas quais tem empatia. Nos sentimos atraídos quando nos sentimos representados. As empresas de maior sucesso em fidelização de clientes, como a Apple, costumam ter justamente essa filosofia: seus clientes se sentem parte de uma comunidade, com valores e identidades em comum.

apple

Aprovação social: Quanto mais requisitado um produto, serviço ou profissional é, mais atraente se torna. Por exemplo, por que escolhemos Whats App e não Telegram? Você provavelmente vai concordar que o motivo é a aprovação social (a maior parte do público escolheu o primeiro).

Aprovação Social

Escassez: Se a agenda de um profissional está cheia, além da aprovação social, a vantagem da escassez também está a seu favor. Da mesma forma, as expressões “exclusivo” e “últimas unidades” despertam os mesmos sentimentos de aprovação e escassez, chamando nossa atenção. Tudo que é requisitado e difícil de encontrar (precioso e raro) tem “valor de diamante”.

diamante

Agora nos conte se você concorda e já se percebeu usando essas estratégias, nos comentários abaixo!

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