Como lidar com a falta de comprometimento de sócios e colaboradores?

Powered by Rock Convert

O que fazer quando alguém da equipe destoa completamente dos demais nos quesitos engajamento e comprometimento?

Demitir? Bem, pode não ser o caso.

Por “N” motivos, nem sempre essa é uma opção, especialmente nas empresas cujos colaboradores e/ou sócios tem algum grau de parentesco. Mas então, como podemos lidar com a falta de comprometimento dessas pessoas?

Nosso conselho é: mude o foco do seu julgamento.

Geralmente temos uma tendência a focar nos defeitos das pessoas, porque eles causam muito incômodo.

Powered by Rock Convert

Na nossa experiência no mundo empresarial, vemos poucos gestores focarem nas qualidades de sua equipe. O mesmo se repete entre colegas de trabalho ou entre as pessoas em geral: temos o hábito negativo de focar sempre nos defeitos dos filhos, cônjuges, pais, e quase nunca nas qualidades. Não é verdade?

Esse hábito não ajuda, especialmente quando a solução não está à vista e você terá de conviver com aquele problema.

Grandes gestores focam nas qualidades, pois as qualidades são as característica das pessoas que fazem você se sentir bem. São as qualidades que trazem resultados para equipe, enquanto os defeitos fazem você se sentir mal e não trazem resultados.

Não devemos ignorar os defeitos. Mas quando a única opção é a convivência, para não ficar desmotivado, te aconselhamos a focar apenas nas qualidades da pessoa, mesmo que pareçam ser poucas.

Focar nas qualidades é buscar potencializá-las. Experimente delegar e passar as tarefas com foco nas qualidades da pessoa, no que ela faz melhor. Elogie quando fizer algo bom ou satisfatório. Assim, sempre que puder e o momento for favorável, você terá abertura para buscar junto à pessoa uma solução para os defeitos dela que você tem percebido.

Que tal estes conselhos? A assessoria executiva do Daexe está à sua disposição. Se tiver mais dúvidas nesse assunto, continuamos nossa conversa nos comentários abaixo.

Autor

Fundador e CEO da Daexe Assessoria Executiva. Administrador e Especialista em BSC.

Deixe seu comentário: