Quero fechar minha empresa. E agora?

Essa é um pergunta que nós sinceramente torcemos para não ouvir dos empresários que nos procuram. A missão do Daexe é auxiliar os empreendedores na realização do seu sonho empresarial.
Mas às vezes o negócio se torna inviável por uma série de motivos, de cunho pessoal, profissional ou mercadológico, e o fechamento acaba sendo uma opção. Em outros casos, o negócio vai bem, mas o empreendedor quer se desfazer do negócio, seguir outro rumo. Enfim, essas são questões que fazem parte do mundo empresarial e nós do Daexe certamente estaremos lado a lado com nossos assessorados auxiliando-os a tomarem as melhores decisões.

Infelizmente, abrir uma empresa é muito mais fácil do que fechá-la. Dá para acreditar? Por isso, nesse artigo, trazemos alguns esclarecimentos que poderão te dar um norte, se esse for o seu caso.
A primeira coisa que você precisa saber é que é um engano pensar que para fechar um empresa basta procurar um contador e entregar tudo em suas mãos. Não é bem assim. Basicamente, fechar uma empresa exige que dois processos caminhem juntos: o encerramento prático e o encerramento burocrático.

Encerramento prático

É o encerramento que só pode ser feito pela própria empresa. Significa encerrar as atividades, a começar por:

Demissão de funcionários e acerto de contas: antes do contador por a mão na massa, o empresário terá de demitir todos os funcionários, pagá-los e rescindir os contratos com as homologações, quando necessárias. É importante saber que funcionários em qualquer tipo de licença (maternidade, saúde, etc.), só poderão ser demitidos após o encerramento de sua licença. Portanto, antes disso, o contador não poderá fechar a empresa.

Dar destinos aos ativos: Todos os ativos, sejam os estoques, sejam os ativos imobilizados (como mesas, cadeiras, computadores, vitrines, manequins, máquinas, equipamentos, instalações) deverão ter algum destino definido e apresentado à contabilidade. Ficará à critério da empresa liquidá-los via venda, promoções, sucata, ou ainda pode valorizá-los entregando-os aos sócios como devolução parcial do capital social investido por eles.

Encerrar contas a pagar e a receber: Fechar a empresa exige que todas as contas sejam encerradas, ou seja, não se pode ter nenhum pendência de recebimentos ou pagamentos. Por exemplo, não há como o contador dar início ao encerramento burocrático da empresa se você estiver pleiteando recebimento de algum cliente ou se estiver se defendendo judicialmente de uma cobrança indevida. Só após o termino das discussões judiciais será possível encerrar a empresa. Impostos parcelados também representam um impedimento e deverão ser quitados. As contas bancárias da empresa também deverão ser encerradas, através do pedido formal, do acerto de pendências, do saque do valor que houver na conta e da devolução de talões de cheque, se houver.

Encerramento Burocrático

Somente após tudo isso, o contador poderá dar prosseguimento ao encerramento burocrático. Basicamente, nesta fase o profissional comunicará o encerramento das atividades da empresa junto aos órgãos competentes (Prefeitura, Secretaria da Fazenda, Receita Federal, Junta Comercial, INSS, Caixa Econômica Federal, entre outros, se houver), elaborando as certidões e executando os demais procedimentos burocráticos necessários ao fechamento da empresa.

Nós esperamos que estas dicas tenham sido úteis para você. Se houver mais dúvidas, entre em contato com seu Assessor Executivo do Daexe. É só nos deixar a sua pergunta nos comentários abaixo. Será um prazer atendê-lo.

Aproveite para dar uma olhada nos outros artigos do nosso BLOG. Toda semana, temos compartilhado dicas e conhecimentos relevantes para o seu negócio.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.