Saiba por que clientes que reclamam são um presente

Existem dois tipos de clientes: os que reclamam e os que não reclamam.

Os que reclamam são os melhores clientes. Parece loucura, mas é isso mesmo.

Clientes que reclamam são um grande presente. Porque quando eles apontam as falhas do seu negócio, estão na verdade te prestando uma consultoria gratuita. Com reclamações pontuais, eles conseguem apontar exatamente aonde estamos errando e nos dão a grande oportunidade de imediatamente corrigirmos os rumos, seja reparando o erro diretamente com ele, seja modificando algum processo ou atividade da empresa. Por isso, temos que tratar muito bem o cliente crítico e estimulá-lo a comentar sobre a sua experiência com a nossa empresa.

Os clientes que não reclamam ou aqueles que só observam são os mais perigosos. São aqueles que facilmente podem deixar de comprar com a gente e começarem a comprar do nosso concorrente, e nós jamais saberemos o motivo nem teremos a oportunidade de melhorar, por não saber aonde estamos errando.

Pense nisso quando receber uma crítica. Crítica é a sua oportunidade de melhoria. Lembre-se que o marketing mais eficiente que existe é o boca a boca, seja para mal, seja para bem da empresa.

Você concordar? Continuamos essa conversa nos comentários abaixo.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.