Como deixar os seus colaboradores motivados para sempre

Em nossas consultorias de Balanced Scorecard (BSC), quando construímos as estratégias de sucesso da empresa, o assunto mais complicado parece ser o investimento em capital humano. O motivo é simples: queremos sempre investir nas coisas que possuem retorno mais imediato. De fato, o gestor que toma um empréstimo no banco e o emprega em novas tecnologias no seu processo de produção, poderá apreciar impactos quase que imediatamente. Mas com o capital humano não é assim que acontece. Pessoas são complexas, são instáveis, são indomáveis. Os resultados dos investimentos em capital-humano são mais imprevisíveis. E manter os colaboradores motivados e engajados é um grande desafio. Entretanto, os estudos da área de RH mostram que colaboradores motivados são pelos menos 50% mais produtivos.

Como posso manter meus colaboradores motivados para sempre?

Para entender o que vamos explicar agora, te desafiamos a pensar em um colaborador seu que tem ou já teve um comportamento bastante instável. Ele consegue ser extremamente aplicado e entregar resultados incríveis em alguns momentos. Em outros, parece a pessoa mais desinteressada do seu time. Por quê?

A resposta pode ser encontrada na Teoria das Necessidades Humanas, desenvolvida pelo psicólogo Maslow. A teoria, que inspirou a construção da pirâmide de Maslow, nos faz perceber que a motivação das pessoas na empresa resulta de muitos fatores pessoais e externos a ela.

A pirâmide de Maslow

A pirâmide de Maslow nada mais é que um esquema que nos ajuda a compreender as necessidades humanas, do nível mais básico (sobrevivência) a níveis mais complexos, como mostra a figura abaixo:

piramide_de_maslow_reproducao_1024x670-903408

Os níveis mais básicos, base da pirâmide, são as necessidades fisiológicas e de segurança. Segundo Maslow, cada nível da pirâmide é condição para o próximo nível. O raciocínio é simples. Quem tem fome está focado em arranjar comida e não no sucesso profissional. Por outro lado, se suas necessidades básicas estão atendidas, você dedicará muito mais atenção a ser reconhecido por seus atributos profissionais.

Seu colaborador e a pirâmide de Maslow

Retomamos o exemplo do seu colaborador instável, ou quem sabe de momentos da sua própria vida em que você se sentiu extremamente desmotivado. Reflita se este momento de não engajamento não foi também um momento em que uma de suas necessidades humanas descritas pelo psicólogo Maslow estava frustrada.
Trazendo este conhecimento para o nível da estratégia empresarial, o que queremos dizer é que a liderança precisa estar atenta às necessidades humanas de seu time. Melhor do que isso, ela deve conhecer as expectativas de seus colaboradores, seus sonhos pessoais, e tentar alinhar às expectativas e sonhos da própria empresa.

Alinhe os sonhos de sucesso de seus colaboradores ao sucesso da sua empresa

Seu colaborador precisa adquirir um automóvel ou uma casa? Mostre a ele de que forma seu engajamento para o sucesso da empresa o ajudará a realizar esse sonho.
Sua colaboradora está passando por um momento de baixa autoestima? Valorize o trabalho dela perante seus pares.
Seus colaboradores estão passando por momentos difíceis com a família? Seja solidário.
A gratidão move as pessoas a recompensarem quem as ajudou. E a recompensa pra sua empresa será um time motivado sempre, engajado e comprometido com o seu sucesso e o seu sucesso do seu empreendimento.

Até a próxima leitura!
Um abraço,
Dekker Jordão Baptista
(CEO – DAEXE)

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.