Inovação organizacional: Como aplicar na sua empresa

Inovação organizacional: como aplicar na sua empresa

          Inovação organizacional é uma palavra de ordem para qualquer empresa, independente do tamanho, setor e área de atuação. Nenhuma companhia sobrevive hoje se não acompanhar as mudanças de mercado e se reinventar de tempos em tempos.

O grande desafio para a maioria dos empresários e empreendedores, principalmente os que estão começando, é como aplicar a inovação organizacional. Se você tem dificuldade com esse tema, chegou ao lugar certo. Este artigo vai justamente explorar o assunto e te ajudar a mudar os próximos capítulos da história da sua empresa. Acompanhe até o final e comece hoje.

Entendendo a inovação organizacional

          Antes de conhecer o conceito, vale ressaltar que a inovação organizacional é uma questão chave para o desenvolvimento e desempenho de uma empresa, principalmente das pequenas e médias. Ela pode ser entendida como as mudanças necessárias para melhorar e transformar o negócio, aprimorando seus resultados.

Ela pode ser aplicada desde a criação de um novo produto ou serviço até a implementação de novos métodos de relacionamento com os fornecedores. Seu objetivo-mãe, além de melhorar os resultados, é aumentar a entrega de valor percebido para os clientes. Isso quer dizer que são mudanças que trazem mais autoridade, reconhecimento e reputação para a marca.

Entre os objetivos para a aplicação da inovação organizacional podem ser citados:

  • Reduzir custos operacionais;
  • Otimizar recursos;
  • Melhorar resultados e o desempenho;
  • Criar uma nova cultura organizacional;
  • Prevenir crises;
  • Melhorar a sustentabilidade do negócio;
  • Trazer novas ações para o dia a dia da empresa;
  • Traçar um novo objetivo.

Inovação depende de todos

          Além de entender o conceito, é importante compreender que a inovação depende de pessoas. Por isso, os funcionários, principalmente, precisam ter essa mentalidade e participar ativamente de uma cultura interna que vise a melhoria constante. Para isso, ficam algumas dicas:

– Tenha uma gestão participativa: deixe os funcionários opinarem, participarem das decisões e sentirem que são ouvidos e que o trabalho que desenvolvem tem um propósito;

– Seja uma inspiração: você será o maior exemplo, principalmente em pequenas empresas. Portanto, sirva de inspiração, fazendo a sua parte e participando ativamente das tarefas e do dia a dia da empresa;

– Trabalhe para desenvolver as pessoas: propor desafios, passar novas tarefas e estimular os funcionários dentro de suas habilidades e áreas de conhecimento são excelentes formas de gerar mentes inovadoras.

Como aplicar na sua empresa

          Como qualquer mudança a inovação organizacional leva tempo e você já entendeu que ela também depende de pessoas para acontecer. Siga o passo a passo abaixo para começar.

Passo 1) Melhore a comunicação interna

          Fica muito mais fácil ter novas ideias quando as pessoas sabem o que está acontecendo na empresa. Portanto, desenvolva diversos meios de comunicação com seus funcionários. Lembre-se daqueles que ficam em Home Office ou realizam trabalhos externos.

Passo 2) Desenvolva um programa de treinamento

          Palestras, eventos, cursos ou até rodas de bate-papo podem ser uma ótima forma de estimular o pensamento inovador na equipe que trabalha com você. Invista nisso.

Passo 3) Busque boas parcerias

          Ter bons parceiros ao seu lado e que têm ambição e mente inovadora também é uma excelente forma de aprimorar os resultados da sua empresa. Esteja cercado pelas pessoas, fornecedores e parceiros certos, que comprem as mesmas ideias que você e queiram crescer junto contigo.

Passo 4) Seja estruturado

          Para poder inovar uma empresa deve ser estruturada. Isso quer dizer que precisa ter as pessoas certas, desenvolvendo a função certa e tendo os devidos feedbacks para saber, acompanhar e lutar pelos objetivos da companhia. Ter um plano de negócios bem definido e boas estratégias de Marketing e de Vendas ajudam a estruturar e ainda aumentar a competitividade. Uma dica: fuja da centralização de processos. Essa prática emperra qualquer inovação.

Passo 5) Não tenha vergonha de pedir ajuda

          Muitas vezes, por mais inovadora que uma empresa seja, ela precisa de um olhar externo para identificar os pontos que precisam de melhorias. Portanto, não tenha vergonha de pedir ajuda especializada, como incubadoras, startups ou assessorias corporativas para analisar o seu negócio e propor novas soluções.

Pronto: já pode começar

          Você aprendeu um passo a passo de como aplicar a inovação organizacional na sua empresa, mas o mais importante está na atitude. Mudar é a primeira decisão que você precisa ter para começar a implementar o que aprendeu aqui e colher os frutos da inovação. Até a próxima!

Recebe um diagnóstico gratuito sobre as áreas de sua empresa

Deixe seu comentário: