4 formas eficazes de conseguir capital de giro para a sua empresa

Conseguir capital de giro

Em tempos de crise e de baixa nas vendas das empresas, um dos fatores que merece especial atenção. E que deve ser bem administrado pelos gestores é a necessidade Capital de giro. Conforme o próprio nome indica, o capital de giro está relacionado com todas as contas financeiras. Que giram ou movimentam o cotidiano da empresa, ou seja, é o capital necessário para financiar a continuidade de suas operações.

No dia a dia, as empresas necessitam de recursos para financiar seus clientes em vendas a prazo, recursos para estoques, recursos para pagar seus fornecedores. Além disso,  recursos para pagar impostos e salários, dentre outros custos. O gestor deve ter o domínio da situação, ou seja, deve prever qual a sua necessidade de Capital de Giro para que possa tomar providências a tempo, caso seja necessário. Neste artigo, abordamos exatamente algumas providências que podem ser tomadas: 4 formas eficazes de conseguir capital de giro para sua empresa.

Leia também: Gestão financeira por fluxo de caixa e por competência

Aporte de sócios e ações

Quando a necessidade de capital de giro é “pra ontem”, o gestor tem de apelar para formas mais rápidas de conseguir se capitalizar. Uma delas é buscar capital junto aos sócios ou pela venda de ações da empresa.

Desmobilização

Muitas vezes a empresa está em uma situação difícil em termos de capital de giro. Porém não se dá conta que possui ativos que podem ser desmobilizados. Os bens da empresa podem se tornar capital líquido e resolver a situação. Portanto, antes de pensar em pegar um empréstimo, o gestor deve avaliar quais ativos da empresa poderiam ser desmobilizados (vendidos). Deve começar por aqueles que não possuem ou possuem pouco envolvimento direto com a atividade da empresa. Em um momento crítico, esta pode ser uma das melhores soluções.

Transformação de dívidas de curto prazo em dívidas de longo prazo

Se pelos seus cálculos a sua empresa está caminhando pra falta de capital de giro, uma ótima solução é renegociar as suas dívidas, seja com bancos, seja com fornecedores. Refinanciar a dívida significa aumentar o número de parcelas em troca de torná-las mais suaves. Esta ação beneficiará a sua empresa com mais liquidez e o recurso poderá ser direcionado a sanar suas despesas mais imediatas. Ou seja, aquelas fundamentais ao funcionamento da empresa hoje.

Leia também: 3 formas matadoras de aumentar sua margem de lucro

Capitalização por meio do processo de negócios

Parece óbvio, mas o que leva as empresas a não terem capital de giro é ter despesas e receitas desequilibradas. O que significa dizer que a melhor forma de aumentar seu Capital de Giro é investir pesado no aumento das vendas.

Se o gestor percebe que este quadro está se repetindo em sua empresa, deve tomar providências antes de zerar seu capital de giro. Busque engajar sua equipe e formule estratégias eficazes em aumentar as vendas. Pode valer a pena buscar auxílio de uma assessoria empresarial para saber como fazê-lo.

Esta capitalização gerada por meio do aumento das receitas do próprio negócio é absolutamente a solução que mais dá certo. Pois, além do aumento do fluxo de caixa se reverter em aumento das suas reservas (capital de giro). Haverá ainda, a ampliação das vendas tem efeito multiplicador (mais clientes conhecendo seu trabalho, maior possibilidade de fidelização de clientes e de indicações pelo efeito “boca a boca”).

Sua empresa está caminhando para uma falta de Capital de Giro? Compartilhe com a gente seus temores! O DAEXE terá imenso prazer em assessorá-lo.

Deixe seu comentário:
2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Leia também: 4 formas eficazes de conseguir capital de giro para a sua empresa […]

  2. […] Veja também: 4 formas eficazes de conseguir capital de giro para a sua empresa […]

Os comentários estão fechados.