Co-criação o que é?

Co-criação Já ouviu falar ?

Segundo Augusto Franco no livro Cocriação reinventando o conceito ele explica que é um processo composto por tentativas recorrentes. De estabelecer e restabelecer congruências múltiplas e recíprocas entre ideias que mutam. Quando interagem, nem sempre se aproximando e se fundindo, mas frequentemente se distanciando. E que podem ser novamente modificadas na interação para se combinar e reagir “quimicamente” umas com as outras em novas combinações gerando 24 novas “substâncias” (novas ideias substantivas).

Num conceito genérico podemos dizer que é uma iniciativa de colaboração entre as partes. Imagine cliente e empresa criando juntos para gerar um bom resultado. Pois é, é possível, têm sido muito utilizado no departamento do marketing de algumas empresas, principalmente em criação de campanhas.

Leia também: Customer Success

Mas logicamente que pode ser usado em outros setores e com diversos objetivos. Concorrentes podem utilizar essa iniciativa,  como? Mesmo com serviços similares nem sempre será igual não é mesmo ? haverá produtos específicos. Então empresas podem se juntar Co-criar e  construírem um novo produto, nova ideia, e a partir daí surgir a inovação.

Empresas com serviços diferentes também podem se unir de forma colaborativa e da mesma maneira fazer com que surja um novo produto. Uma outra forma é se unirem em prol de um bem comum como por exemplo para desenvolvimento de projeto sociais, de sustentabilidade, produtos renováveis, dentre outros.

Agora na relação empresa cliente, se trata de ouvir abertamente a opinião deles perguntar o que tá bom e o que não está. Mas não como uma pesquisa de satisfação, e sim na busca de melhorias, resolução de problemas e na criação de novos produtos. Este pode ser um novo futuro das empresas.

Co-criação não é apenas para empresas

Mas para ficar claro esta iniciativa não é utilizada apenas em empresa, em qualquer lugar pode haver a Co-criação. O governo, por exemplo pode buscar co-criar com a população. Na escola o professor pode utilizar com seus alunos, sobre o plano de aula. Os pais com os filhos sobre a administração da casa, dentre outros.

Se você ainda não utiliza da co-criação tente implantá-la, seja na sua empresa, no seu dia-a-dia de alguma maneira ela poderá vim a te ajudar. Estimule ideias novas a partir da colaboração.

 

 

Rafaela de Souza Batista

Bacharela em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNIEURO. Assistente Executiva de Marketing no Departamento de Assessoria Executiva – Daexe. Gosta de escrever, ler, criar peças publicitária, diagramar e executar tarefas de ações e estratégias marketing. Pesquisadora em comportamento do consumidor.