Educação Corporativa

 

Educação Corporativa: Porque é importante para as empresas ?

Quando se tem uma empresa e necessita de haver nela um quadro de funcionários, é importante que procure mantê-los engajados. Porém, muita das vezes essa tarefa não é fácil, não é mesmo? E quando também precisa de tecnologia, mas não tem pessoas qualificadas para trabalhar com os equipamentos e programas, o que fazer?

Existe um serviço que pode ajudar qualquer empresa a resolver essa questão, que é o Sistema de Educação Corporativa.  Por isso, preparamos esse artigo para você conhecer um pouco mais este serviço e como ele pode ajudar a sua empresa.

A educação corporativa é um sistema de aprendizagem estratégico que visa engajar o quadro funcional para obtenção das metas estipuladas nos objetivos estratégicos da empresa. A prática busca capacitar e desenvolver os colaboradores de uma empresa e desenvolver gestão de conhecimento e uma gestão de pessoas eficiente. Além de, estar ligado a inovação do mercado empresarial, levando o negócio a estar sempre competitivo frente aos concorrentes.

Jeanne Meister, referência no trabalho com educação corporativa, diz que essa prática seria um “guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização. O que corrobora com a importância de investir neste sistema cada vez mais falado nos meios empresariais.

Isso quer dizer que, não é apenas um treinamento profissional, ou qualificação de mão de obra, vai além disso.  É articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa.

Com a implantação da educação corporativa, você aumenta a produtividade da sua empresa reduzindo os retrabalhos por meio de processos bem estruturados e desenvolvimento das competências técnicas. Além disso, é consequência ter em seu quadro funcional colaboradores com alto engajamento, equipes de alto desempenho, capazes de entender a estratégia do negócio e seus desdobramentos, aplicando-a com sucesso.

A professora Marisa Eboli, referência em Educação Corporativa fez uma das pesquisas mais amplas sobre o panorama da Educação Corporativa no Brasil. O que a fez criar os sete princípios de sucesso da educação corporativa. Confira agora!

Veja como se transformar num líder transformacional

Os 7 princípios de sucesso da educação corporativa

Competitividade – Valorizar a educação como forma de desenvolver capital intelectual dos colaboradores. Dessa forma estará gerando um diferencial no que faz. Aumentando o potencial da empresa em competir, e no seu valor.

Perpetuidade – A educação corporativa deve ser contínua, além de ser como um processo de transmissão cultural dos valores da empresa. Deve funcionar como um braço operacional e intelectual para empresa. Para então, poder perpetuar sua existência.

Conectividade – Privilegiar a construção social do conhecimento, estabelecendo conexões. O conhecimento deve ser introduzido por meio de uma rede de relacionamento. Para garantir uma interação entre os públicos internos e externos.

Disponibilidade – A forma de aprendizagem deve estar em qualquer lugar e a qualquer momento. Para que o acesso não tenha restrições, seja de fácil acesso e com ótimas condições. Estimulando assim, o autodesenvolvimento.

Cidadania – Os conteúdos não precisam pautar apenas assuntos profissionais. Mas também sobre ética, meio ambiente, dentre outros. Formando além de profissionais, cidadãos. Isso irá diferenciar a educação corporativa de um treinamento.

Parceria – Processo fundamental, ninguém consegue crescer sozinho, por isso é necessário apoio de fornecedores, parceiros. E lembrando também que isso é um trabalho complexo, entenda que será essencial parcerias internas e externas.

Sustentabilidade – É preciso que a educação corporativa gere resultados, tanto pela competitividade, como pela sustentabilidade. Pense que você pode até mesmo vender ou disponibilizar o material que você está usando na educação corporativa. Ideias sustentáveis agregam valor aos negócios.

Leia também o artigo Compliance

Empresas no Brasil que implantaram Educação Corporativa

Veja agora, alguns exemplos de empresas no Brasil que já implantaram o sistema de educação corporativa:

AMBEV

 A AMBEV foi uma das pioneiras em universidade corporativa. Criou em 1995 a Universidade Brahma, hoje atualizada para Universidade Corporativa AMBEV, que oferece diversos cursos e certificações para seus colaboradores, tornando-se um dos maiores casos de sucesso em educação corporativa no Brasil.

Sabin Medicina Diagnóstica

A Universidade Corporativa do Sabin foi implantada em 2010 como plataforma de suporte ao processo de expansão, onde os colaboradores podem ter aprendizagem vivencial e também por acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, dentro ou fora da empresa.

Sebrae

A universidade corporativa Sebrae surgiu em 2008 vinculada à unidade de gestão de pessoas com diversos cursos online. Estabelecendo um paralelo entre conhecimento e prática, estimulando o desenvolvimento de competências pessoais e o compartilhamento dos conhecimentos e das melhores práticas da organização.

 

Quer saber como implantar a educação corporativa na sua empresa? Baixe o nosso e-book, educação corporativa, o que é e como implantá-la em seu negócio.

 

 

Rafaela de Souza Batista

Bacharela em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNIEURO. Assistente Executiva de Marketing no Departamento de Assessoria Executiva – Daexe.  Gosta de escrever, ler, criar peças publicitária, diagramar e executar tarefas de ações e estratégias marketing. Pesquisadora em comportamento do consumidor.

Deixe seu comentário:
3 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Leia também: Educação Corporativa porque é importante para as empresas […]

  2. […] Veja também o artigo: Educação Corporativa porque é importante para as empresas […]

  3. […] Veja também o artigo sobre Educação Corporativa […]

Os comentários estão fechados.