Como Aferir o Engajamento dos Funcionários – Resolvendo um Problema Impossível

Como Aferir o Engajamento dos Funcionários – Resolvendo um Problema Impossível

Este artigo foi escrito por Aleksey Savkin e gentilmente cedido para os leitores do blog da Daexe.

O engajamento dos funcionários é um termo cujo uso está na moda, e há uma razão profunda para isso! Segundo estudos recentes, o Engajamento dos Funcionários está diretamente associado aos resultados de desempenho da empresa. As organizações têm informado uma redução enorme de custos, à medida em que conseguem melhorar os níveis de engajamento dos funcionários.

  • Balanced Scorecard e engajamento dos funcionários

Processos comerciais internos

Disponibilidade de recursos e ferramentas

% das ideias dadas pelos funcionários e analisadas de forma detalhada

% das tarefas onde a qualidade é avaliada com o Balanced Scorecard

  • Gestão

% das tarefas com alto nível de especialização e envolvimento

Nível de reconhecimento recebido pelo empregado.

Leia também: Como Convencer os Stakeholders a Usarem o Conceito de Balanced Scorecard

Qual é a definição de Engajamento dos Funcionários?

  • Trata-se de um conceito de gestão de negócios (de acordo com o Wikipedia), que se refere ao entusiasmo dos funcionários em relação ao seu trabalho.
  • É um apego emocional ao trabalho, como afirmado nos informes do Scarlett Surveys
  • É compromisso emocional com a organização e seus objetivos, conforme afirma Kevin Kruse – escritor de artigos da Forbes e autor de diversos best-sellers voltados à gestão empresarial.

Eu acredito que todas as definições flertam com as palavras, mas a ideia é a mesma.

O importante é diferenciar engajamento dos funcionários de:

  • Satisfação do funcionário
  • Motivação
  • Felicidade

Problema de aferimento

Em um artigo publicado na Forbes, o engajamento dos funcionários é definido como um sentimento e é comparado ao amor. Como se pode medir o sentimento e como se poderia aferir o amor? Não há como fazer isso, mas podemos medir alguns aspectos relacionados (chamados de “perguntas representativas” no artigo).

  • Há o mesmo problema relacionado ao Engajamento dos Funcionários, visto que provavelmente concordaremos com o fato de que se trata de um sentimento que devemos tratar e aferir como um sentimento. E não temos ideia de como fazer isso!

Por outro lado, com a digitalização de todos os aspectos possíveis, provavelmente poderemos chegar a algumas deduções razoáveis.

Abordagem tradicional com levantamentos

A maneira tradicional de medir o engajamento dos funcionários é fazendo um levantamento. Minha opinião é a de que os levantamentos nunca serão objetivos o suficiente. No caso do engajamento, os funcionários têm uma ampla gama de possibilidades de jogar com as respostas. Mesmo que um levantamento seja feito anonimamente.

Eu acredito que seja uma boa ideia combinar pesquisas tradicionais com medidas objetivas.

Meça o que realmente importa

Outro problema com os levantamentos tradicionais é que as perguntas usadas neles não estão relacionadas aos resultados do negócio. Ex.: não está claro se, e como, algum fator do tipo “ambiente familiar no escritório”, afetará o engajamento dos funcionários e, mais ainda, como esse fator afetará o desempenho da empresa.

A análise intitulada Meta-análise Q12 – A relação entre engajamento no trabalho e resultados organizacionais) e publicada pela Gallup nos dá uma pista para esse problema. Este relatório resume a relação entre 12 elementos de engajamento e resultados de desempenho. Na próxima vez que escolher perguntas para uma pesquisa de engajamento de funcionários e decodificar os resultados, você terá muito mais informações sobre os resultados de desempenho associados a determinados fatores que influenciam o engajamento dos funcionários e sua importância.

Leia também: 7 razões para investir mais em seus funcionários

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Medição objetiva com KPIs e Conjunto de Indicadores de Desempenho

O que viria a ser uma abordagem objetiva do Engajamento dos Funcionários? Como discutimos acima, o engajamento é um sentimento e não há como aferi-lo com 100% de precisão, mas podemos tentar.

Utilizamos a estrutura do Conjunto de Indicadores de Desempenho e criamos um Conjunto de Indicadores de Desempenho e de Engajamento dos Funcionários no BSC.

Confira o Conjunto de Indicadores de Desempenho:

  • Na guia KPIs, pode-se encontrar perspectivas e KPIs dentro de tais perspectivas. Cada KPI tem uma descrição acompanhada de valores estabelecidos como metas.
  • Na guia “metas comerciais”, é possível encontrar algumas metas comerciais a título de exemplos.

Ação é a parte mais importante

Não importa o que você usa para medir o engajamento dos funcionários – se levantamentos ou o Conjunto de Indicadores de Desempenho mencionado acima. O mais importante é o que você faz com a informação de que você dispõe. Aja adequadamente para melhor o engajamento dos funcionários e você conseguirá melhorar o resultado final do desempenho comercial.

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