Comunicação Organizacional porque é importante para as empresas ?

Comunicação Organizacional porque é importante para as empresas ?

Como sua empresa se comunica com o público interno e externo ? O fluxo de informações é eficaz e não há nenhum ruído? A comunicação organizacional é parte importante de uma empresa. Cuida de toda e qualquer comunicação que esteja relacionada a empresa. Diante disso, este artigo vem com o objetivo de explicar sobre a comunicação organizacional e a sua importância.

A comunicação organizacional é o tipo ou processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja ela pública ou privada. O profissional que cuida desta área cabe a ele executar ações de interação entre a organização e seus diversos públicos (consumidores, clientes e funcionários).

Kunsch explica que, “Comunicação organizacional, como objeto de pesquisa, é a disciplina que estuda como se processa o fenômeno comunicacional dentro das organizações no âmbito da sociedade global. Ela analisa o sistema, o funcionamento e o processo de comunicação entre a organização e seus diversos públicos.”

Não há gestão de relacionamento assertivo sem que tenha uma boa comunicação organizacional. As estratégias realizadas são diferenciadas de acordo com o perfil de cada público. Para que seja alcançada a qualidade na comunicação é necessário que circule as informações por todos os setores.

A comunicação organizacional compreende uma série de ferramentas de uma empresa e melhora na produtividade dos funcionários. O papel dela envolve querer, planejar e criar objetivos para alcançar o êxito desejado. Além disso, serve também para deixar os colaboradores a par do que está acontecendo na empresa.

Ela  serve como plano para criar um clima motivador dentro de uma empresa onde educa, constrói valores e valoriza indivíduos. Ajuda a produzir comunicação para o mercado organizacional e criar valores no mercado consumidor através da propaganda institucional.

Ela é fundamental para que as empresas cumpram com a sua missão, e na realização dos objetivos estratégicos. Nutrindo a relação com os stakeholders, que são os funcionários, fornecedores, clientes, parceiros, dentre outros que tenham relação com a empresa.

A comunicação organizacional possui quatro funções básicas que são controle, motivação, expressão e informação passada.

Sendo composta por todas as formas de comunicação dentro de uma empresa:

Comunicação institucional – Compreende a comunicação com o ambiente externo.

Comunicação Interna – Abrange a comunicação dirigida ao público interno. As mensagens são enviadas dentro da organização.

Comunicação Mercadológica – São as estratégias de marketing, publicidade, eventos, dentre outros, destinados a promover a marca, produtos ou serviços.

Comunicação Integrada – É a soma de todas as atividades de comunicação realizadas pelos diversos departamentos da empresa. Para que os fluxos de informações vertical e horizontal, ocorra sem ruídos.

Dentro da empresa a comunicação organizacional terá várias funções, além de gerenciar o relacionamento com o todos os públicos. Dentre essas diversas funções estarão:

  • Promover o entendimento dos objetivos organizacionais.
  • Mobilizar e integrar o público interno.
  • Fortalecer as informações com stakeholders.
  • Visibilidade no mercado.
  • Facilitar os processos de negociação.
  • Gerenciar crises.
  • Otimizar as tomadas de decisão.
  • Melhorar relação com a imprensa.

Ainda a comunicação organizacional é apresentada em três dimensões: instrumental, estratégica e humana.

Dimensão Instrumental – canal ou meio de envio de informações, aonde é feita de maneira direta, sem pesquisa ou análise.

Dimensão Estratégica – Planeja, administra e pensa na comunicação. Auxiliando as empresas para que percebam possíveis ameaças e oportunidades no ambiente.

Dimensão Humana – objetivo é o entendimento entre as pessoas. Voltadas para as relações que são construídas e reconstruídas diariamente.

E as formas de comunicação? Que canais podem ser usados? Eles podem ser os mais diversos:

Blog – Comunicação informal, e de conteúdos para o público externo.

TV Corporativa – Para transmitir mensagens corporativas à todos os colaboradores, que estão dentro e fora da empresa.

Intranet – canal na Web para transmissão de mensagem corporativa, relacionamento. Além de atividades operacionais com o público interno.

Jonal institucional – Publicações com conteúdo interativo, informativo e entretenimento com o público interno e externo.

Newsletter – Boletim informativo periódico para os diferentes públicos da organização.

Entendeu como é importante ter uma boa comunicação organizacional dentro de uma empresa? Agora veja como anda a comunicação da sua empresa, e se precisar faça melhorias e adeque a cada público. Depois nos conte como foi essa experiência e seus resultados.

 

 

Rafaela de Souza Batista

Bacharela em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNIEURO. Assistente Executiva de Marketing no Departamento de Assessoria Executiva – Daexe. Gosta de escrever, ler, criar peças publicitária, diagramar e executar tarefas de ações e estratégias marketing. Pesquisadora em comportamento do consumidor.

 

 

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