Brainstorming na minha empresa como fazer?

Você conhece a técnica do Brainstorming? E entende a sua importância?

Toda empresa necessita de ideias novas e criativas no seu dia a dia independente da área que atua. Dessa forma, fazer reuniões para buscar reunir ideias é essencial, por isso elaboramos este artigo para te ajudar a organizar o Brainstorming e entender porque é importante.

O que é Brainstorming?

O Brainstorming também conhecido por chuva ou tempestade de ideias é uma técnica utilizada para propor ideias ou soluções. Em geral é uma reunião de atividade feita em grupo com o objetivo de explorar a criatividade em equipe. Os quais os participantes tem total liberdade de debater sugestões e sem julgamento de estar certo ou errado.

Sendo assim, o objetivo é partir para associação e análise dessas ideias e chegar a uma solução original para o problema em questão.

Leia também:Como fazer revisão de um planejamento estratégico

Princípios 

Primeiramente é não julgar ideias imediatamente, ou seja, neste momento da reunião inicialmente todas as ideias são iguais. É o momento apenas de geração e interação para encontrar uma solução boa, inovadora e/ou criativa.

Outro ponto se trata da criatividade em quantidade e qualidade, porque disso? Quanto mais ideias forem geradas, mais provável que se encontre uma boa.

Além disso, a vantagem das associações se desenvolve quando se consideram muitas delas. Uma ideia pode levar a outra. Ideias más podem levar a boas ideias. E acima de tudo, não se consegue pensar num problema enquanto não houver algumas respostas.

Sugestões 

Antes de mais nada, algo que no Brainstorming que deve ser completamente descartado são as críticas negativas. Lembre-se que toda ideia é bem-vinda, mesmo que ache tão boa, mas em algum momento ela pode vim a ser importante por meio da associação com outra ideia.

Desse modo, encoraja os participantes a sugerir qualquer ideia que lhe venha à mente, sem preconceitos e sem medo que isso o vá avaliar imediatamente. Pois, acredite ou não as soluções mais desejáveis são aquelas que inicialmente parecem ser muito longe do que poderá resolver o problema. É necessário deixar as inibições para trás enquanto a criatividade venha surgir.

Quantidade, nesse caso, gera qualidade. Sim, já que quanto mais ideias forem geradas, mais hipóteses serão criadas e há de encontrar uma solução ideal. Dessa forma, entende-se que quantidade é necessário.

Combinação e aperfeiçoamento é essencial. Com isso, o objetivo desta regra é o encorajamento a geração de ideias adicionais para a construção e reconstrução sobre as ideias já existentes.

Passo a Passo como Fazer o Brainstorming

Conhecimento – Deve haver total familiaridade com os fatos, com a situação e as mais recentes informações sobre o assunto. Faça perguntas e mais perguntas. A respostas pode vir de pesquisas, clientes, mercado. Nesta fase, não omita opiniões nem se deixe envolver por elas.

Seleção – Logo após todas as ideias reunidas é preciso selecionar algumas. Neste momento por exemplo, pode-se descartar ideias duplicadas. Sendo assim, quando for descartando explique o motivo de forma gentil e dê a oportunidade do criador falar, caso ele queira.

Definição – É preciso definir os objetivos a serem alcançados. Mostre a todos do grupo quais ideias se destacaram e explique exatamente o porquê estas são as escolhidas. Será o momento de aprofundar um pouco mais nestas ideias escolhidas. Não é necessário manter toda a equipe para participar deste momento. Assim, duas ou três pessoas podem ser o suficiente.

Veja também:A importância da Ergonomia nas Empresas

Dicas para uma Reunião Produtiva

Primeiro de tudo, tenha um objetivo e certifique-se de que todos os participantes o conheçam. Pois, evita-se a perca de foco conforme as ideias forem surgindo.

Controle o tempo. É até recomendado colocar um relógio visível em algum lugar da sala para que todos os participantes saibam como está o andamento da reunião.

Crie um ambiente favorável. Com o objetivo de que as ideias fluam, sendo que o ideal é levar a sua equipe para um ambiente que estimule a criatividade. Como por exemplo, fazer as reuniões de Brainstorming fora do local de trabalho.

Evite os conflitos. Pontos de vista diferentes sempre acontece, então podem vir a conflitar e gerar situações mais tensas. Por isso, deve-se ter muito cuidado e evitar principalmente que elas se tornem brigas de egos. O brainstorming tem como objetivo ser algo construtivo e não gerar problemas nos relacionamentos interpessoais da sua equipe.

Tenha um líder. A reunião de brainstorming deve ter um responsável, que vai garantir que ela ocorra sem problemas e mantenha a organização, cuidando de cada ideia.

 

Gostou do nosso artigo? Realize o Brainstorming e compartilhe nos comentários suas experiências.

 

Rafaela de Souza Batista

Bacharela em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Redatora e Produtora de Conteúdo para Web. Ama escrever e criar coisas novas. Uma estudiosa sobre o comportamento do consumidor e as novidades da área do marketing.

Deixe seu comentário:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *