7 Investimentos empresariais que se pagam sozinhos

Bons investimentos se pagam sozinhos, seja retornando dinheiro ao caixa ou melhorando a operação e fazendo reduzir os custos. De forma direta ou indireta, assessoria executiva, educação, ferramentas, consultorias e outras ferramentas podem fazer uma diferença positiva no seu caixa.

Investimento é tudo aquilo que traz retorno financeiro direto, indireto ou de otimização de recursos (como tempo e matéria prima) que possui valor maior do que o que foi pago para conseguir alcançá-lo.

Foto: 3D Animation Production Company/Pixabay

Que tal fazer um raio-x da saúde da sua empresa com um diagnóstico gratuito da Daexe? Agende seu horário com um assessor.

Ou seja, se você paga 10 reais em um acessório e ele te dá retorno de 5 reais, não foi um investimento. Mas se você paga 100 mil reais em uma solução e ela te dá retorno de 200 mil, esse recurso se pagou e garantiu resultado, então é um investimento.

Existem investimentos de todos os tipos, desde investimentos pessoais (conhecimento e etc), assim como investimentos financeiros, seja em ações, bens e etc. Alguns desses investimentos, são bem interessantes, você sabia por exemplo, que se você quiser um visto americano, pode conseguir por meio de um visto de investidor? Pois, é, existem vistos para quem investir nos EUA, como o Visto EB-5.

Enfim, para ajudar a Daexe preparou algumas 6 dicas de investimentos para ajudar seu negócio a crescer ainda mais e superar crises.

1. Contratação de uma Assessoria Executiva

Contratar uma empresa especialista para implementar soluções é um investimento. Elas, como a Daexe, vão auxiliar com metodologias específicas e eficazes para melhorar a rotina do trabalho e os resultados da sua empresa.

Ao se contratar uma assessoria técnica você conta com especialistas muito qualificados para se tornarem um braço da sua empresa no alcance de resultados. Diminuindo a energia gasta naquele setor e aumentando o conhecimento técnico e operacional dos seus colaboradores.

Na Daexe por exemplo, oferecemos assessoria técnica e qualificada para organizar sua empresa em duas etapas: avaliando e planejando o seu negócio e em seguido implementando as ações.

Esse investimento se paga de diversas formas, mas o mais comum é com a redução de custos que a assessoria implementa ao cortar gastos desnecessários e otimizando os recursos.

Muitas vezes atuar no meio do processo operacional resulta em melhores desempenho nas entregas das empresas, aumento de vendas e revendas gerando um aumento de receita.

2. Investimento em divulgação e vendas

Seu produto ou serviço pode ser inovador e muito melhor que o da concorrência. Mas se o seu público alvo não conhece o seu produto, não adianta nada. Porque se você não vende, ele não tem rentabilidade.

Então é muito importante investir em divulgação, seja com estratégias de marketing, manutenção de um time focado em aumentar a presença da marca e os consumidores ou contratando agências especializadas para dar conta do serviço.

A estratégia utilizada dependerá do porte, objetivos e interesse de médio e longo prazo da empresa. Caso não exista uma estratégia bem definida ou objetivo claro, investir em marketing pode não gerar os resultados esperados.

3. Investimento em ferramentas de gestão e produtividade

Existem várias ferramentas disponíveis no mercado para te ajudar a alcançar grandes resultados em diversos setores da sua empresa e podem aumentar a capacidade da gestão e a qualidade dos resultados.

Sua empresa não deve os melhores softwares para cada setor, a menos que seja necessário. Ela deve ter os que são pertinentes e representam agilidade, segurança e maior eficiência para sua equipe.

Por exemplo, existem softwares de gestão financeira que podem otimizar os pagamentos, demonstrar o fluxo de caixa, fazer o controlar as contas bancárias e gerar relatórios bancários com muita agilidade. O que pouparia muito tempo da sua equipe ajustando planilhas.

Para entender o potencial de ferramentas como essa, conheça os benefícios de uma das ferramentas que a Daexe recomenda.

4. Educação

Educação é um grande investimento para qualquer pessoa em qualquer estágio da vida. Ela pode garantir acesso a oportunidades cada vez melhores. Mas tudo isso porque ela proporciona acesso a conhecimento e técnicas importantes que muitas empresas precisam.

Então, por quê não investir nisso? Ela pode criar um cenário onde os especialistas já não estão apenas fora da empresa, mas também na sua folha de pagamento.

Esse tipo de investimento garante a motivação e retenção dos colaboradores, aumentando o valor de mercado da empresa.

5. Tecnologia e Inovação

Investir em tecnologia e inovação no setor não é caro. É evidente que demanda custos, mas existem formas de diluir isso ao longo dos anos ou participar junto a outras empresas e instituições de esforços coletivos.

Mas investir é fundamental para o avanço da empresa e sua manutenção no mercado. E se você deixar de lado este tipo de investimento a performance da sua empresa pode ficar prejudicada no futuro.

6. Consultoria

É preciso ter cautela com a motivação de uma consultoria, ou pode ocorrer muita frustração. Mas tendo um bom projeto, objetivos claros e necessidades bem definidas é possível obter grandes resultados dessa modalidade de investimento.

Diferente de serviços de assessoria, como o que a Daexe oferece, a consultoria não implementa ações. Ela realiza diagnósticos, estudos, planejamentos, planos de trabalho e ação e entrega para o contratante.

Fica a critério da empresa criar as condições para a implementação e a responsabilidade pelos resultados e qualidade da ação é única e exclusiva do contratante. A consultoria não executa.

7. Mentoria

E se você pudesse contar com pessoas experientes te auxiliando pessoalmente para atingir resultados? Esse é um investimento complexo, mas que tem dado bons resultados.

Empreender não é fácil e muitas vezes o caminho é longo, difícil e cheio de distrações que tornam as decisões mais difíceis ainda. Ter um mentor é um investimento que pode acelerar empresas a atingirem resultados.

Mas acima de tudo, ela pode qualificar gestores dando a eles uma visão mais experiente e externa da própria empresa. Isso usualmente costuma promover grandes mudanças na vida dos envolvidos.

Planejamento Estratégico

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.