Da falência a receita milionária: conheça o caso da Brasil Uniformes

A falência é o maior medo de um empresário. Mas mesmo após chegar a isso ainda existem consequências aplicáveis, como falir devendo. É o caso de Edmilson Amorim.

Edmilson foi dono de uma loja de confecção de uniformes profissionais. O negócio caminhou bem, mas atendiam diversas demandas. Muitas que não possuíam relação direta com o serviço.

 

Foto: Reprodução/Brasil Uniformes

Que tal fazer um raio-x da saúde da sua empresa com um diagnóstico gratuito da Daexe? Agende seu horário com um assessor.

De acordo com o empresário por não dizer não, acabavam pegando alguns serviços que tomavam muito tempo para aprender as técnicas e entregarem serviços, às vezes com margem de lucro que não valiam o esforço.

Ao longo do tempo a empresa sofreu com essas e outras escolhas e passou a acumular problemas financeiros. E para superá-los, foi necessário recorrer a empréstimos e financiamentos para saldar as dívidas.

Edmilson caiu em um dos maiores riscos ao se tomar um empréstimo: entrou em um ciclo de empréstimos sem fim. Até que os bancos deixaram de conceder empréstimos.

Sem ter de onde tirar dinheiro, o caixa do negócio comprometido e despesas de manutenção, funcionários, fornecedores e pagamento dos empréstimos tomados até então acabou fechando as portas.

Mas não apenas faliu. Além disso, ficou com um prejuízo de R$ 150 mil reais.

 

Falência e resiliência

 

Empresa fechada, R$ 150 mil reais em dívida, maquinário parado. Edmilson se manteve resiliente e durante dois meses reavaliou sua trajetória, se planejou e abriu uma nova empresa com o nome Brasil Uniformes.

A falência só durou dois meses. Aproveitou o material parado, reavaliou o seu nicho e prosperou. Em 2012 já havia pago 60% da dívida da falência e contava com 18 funcionários contratados na nova empresa.

Todas as mudanças e reajustes de gestão do negócio levaram a Brasil Uniformes a faturar 1,2 milhões de reais.

 

Planeje

Mesmo depois de anos empreendendo é preciso manter o um olhar atento sobre a própria gestão, missão e valor da empresa. Sem esquecer o planejamento adequado das ações e rumos gerenciais da empresa.

Que tal avaliar e repensar o seu planejamento estratégico nesse momento difícil?

Planejamento estratégico

 

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.