licitação caixa

Licitação Caixa: como acompanhar os editais do banco

Powered by Rock Convert

Para as empresas que desejam crescer no seu ramo a participação em licitações pode ser uma boa estratégia. E um bom começo para qualquer empresa é a licitação caixa.

A Caixa Econômica Federal é um banco público e realiza a contratação de insumos e serviços terceirizados por meio de licitação pública. A famosa licitação caixa.

licitação caixa

Foto: Roberto Parizotti/FotosPublicas

Precisa de uma solução efetiva e profissional para a gestão da sua empresa? Agende uma ligação com um assessor e descubra tudo que a Daexe pode fazer por você!

 

A Caixa é responsável por promover licitações para ela própria e também para entes federais conveniados.

Tais licitações abrangem diversas áreas e serviços, razão pelo qual, independente do serviço prestado pela sua empresa, é possível que ela possa competir em um certame e colocando o seu negócio em um novo nível.

Isto porque o fornecimento de materiais e serviços para a administração pública costumam ser contratados para um longo prazo e por um preço realmente competitivo, o que pode ser uma vantagem para as empresas.

 

Mas como acompanhar a famosa licitação caixa?

Essa é uma dúvida recorrente das empresas, pois cotidianamente são publicados inúmeros editais de diversas áreas.

Primeiramente, o site da Caixa onde estão disponíveis todos os processos licitatórios é este aqui.

Neste link é possível ver o quadro geral dos pregões eletrônicos, as licitações Caixa, compras diretas eletrônicas e o credenciamento/pré-qualificação, separados por processos em andamento, novos certames, em disputa e encerrados.

Podemos dizer que é um quadro bem organizado e intuitivo.

Agora para acompanhar todos os editais do banco, aqui vai uma dica preciosa: mantenha uma pessoa responsável por acompanhar diariamente as novas publicações de editais no site da Caixa.

Isto por que, em média, surgem de 10 a 20 novos certames por dia. Por exemplo, ao redigir este artigo, havia 32 novos certames da Caixa e 1.060 novos certames de compradores conveniados.

Muita coisa, não é mesmo?

Assim, a pessoa responsável poderá filtrar diariamente os novos editais de acordo com o objeto licitado, o local de prestação do serviço, o tipo de modalidade da licitação, etc.

A partir daí ela poderá criar uma planilha com todos os processos licitatórios que sejam de interesse da empresa e repassar ao responsável por decidir se a empresa participará ou não do certame.

Com os dados filtrados, tal pessoa conseguirá decidir rapidamente se é viável ou não a participação da empresa no processo licitatório, otimizando o processo e reduzindo as falhas.

 

Como acessar o edital de licitação?

Após entrar no Portal de Compras Caixa, acessado a partir do link que postamos acima, você deverá clicar em novos certames, seja no item ‘compradores Caixa’ ou ‘compradores conveniados’.

Depois de clicado, aparecerá uma página com a lista de certames em credenciamento, ou seja, que estão recebendo o cadastro das empresas interessadas.

Powered by Rock Convert

O interessante é que já no início da página aparece a modalidade do certame, com as opções pregão eletrônico, licitação Caixa, compra direta eletrônica e credenciamento/pré-qualificação, onde o interessado poderá filtrar os processos licitatórios de acordo com a modalidade do seu interesse.

Depois de filtrado, basta clicar no número do certame que tenha o objeto do seu interesse. A página que aparecerá contém todas as informações como a descrição do objeto, a modalidade, o tipo do certame, da cotação, da disputa, o critério de julgamento, a diferença mínima entre os lances e o comprador.

Prazos e Critérios da Licitação Caixa

Um ponto extremamente importante que deve ser verificado nesta página são os prazos. Isto por que os prazos para impugnação e do questionamento são essenciais para quem analisa o edital, já que, em caso de alguma inconsistência ou falha no edital, é a partir das impugnações que as falhas poderão ser corrigidas.

Por exemplo, um problema comum enfrentado pelas empresas que participam das licitações é a exigência de certidões que legalmente ou até pela jurisprudência não poderão ser exigidas, como alguns tipos de atestados de capacidade ou alguns tipos de certidão de entidades de classe.

Quando o edital exige certos documentos inexigíveis é somente através da impugnação do edital que esta exigência poderá ser desfeita.

É isto que garante a democracia das licitações, já que a administração não pode favorecer algumas empresas e desfavorecer outras.

 

Devo contratar uma empresa especializada para filtrar as novas licitações para minha empresa?

Isso depende do seu nível de maturidade e preparo para participar de um pregão. Na Daexe por exemplo nós podemos mapear as licitações ideais e realizar o acompanhamento de novos editais.

Além disso, desde a busca por licitações até a fase final no assessoramento da documentação que lhe garante a vitória do pleito você pode contar com a Daexe. Escolha essa estratégia de negócio e nossos especialistas vão te ajudar a chegar na vitória.

A contratação também pode ser interessante quando seu negócio estiver em um nível de grande preparo para participar de diversos processos licitatórios, de diferentes órgãos. Isto vai depender do porte da empresa, do nível de abrangência dela, entre outros fatores.

Agora caso o sua empresa esteja no estágio inicial de participação de licitações, devido ao porte ou por não possuir alguns documentos necessários para grandes licitações: conta com alguém.

O interessante é ter alguém experiente que te ajude a realizar este filtro, capacite sua equipe e organize seu negócio. Afinal, os resultados e o impacto de se preparar e ganhar uma licitação são duradouros.

As questões decorrentes da separação de documentos, da emissão de certificados probatórios, as impugnações e recursos para editais e propostas, entre outros pontos, é que tornam a participação em licitações um pouco mais complicadas para a empresa que não dispõe de uma assessoria especializada.

 

Conclusão

A partir de tudo de trouxemos neste artigo, deu para ver que a Caixa é só um dos tantos órgãos que promovem grandes licitações.

No entanto, o seu portal de compras é fácil e intuitivo o que propicia a entrada de diversos negócios no nicho de fornecedores do Estado.

A partir daí, caberá a sua empresa decidir como participará das licitações, se fará de maneira eventual ou terá uma atuação maciça.

Em todos os casos, contar com uma assessoria especializada no assunto é um grande diferencial para que você possa ganhar os melhores processos licitatórios!

Author Details

Karine Barbosa, bacharela em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Deixe seu comentário:
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *