Gestão de Clínicas: como montar a equipe ideal para seus pacientes

Para o bom funcionamento de uma empresa é essencial contratar as pessoas certas de acordo com os objetivos do negócio. E em uma clínica não seria diferente, é de extrema importância fazer uma boa gestão de clínica, ou de negócio. Além de contar com pessoas capacitadas e que estejam alinhadas com sua visão, missão e estratégia.

Mas, além disso, é necessário atentar-se a outros fatores como qualidade de atendimento, divulgação, controle financeiro e toda sua organização.

Sendo assim, uma forma de garantir a contratação de pessoas ideal para sua equipe é por meio de um eficiente processo de recrutamento.

Para aprofundar nessa etapa importante do seu negócio, vamos aprofundar em ações e pontos importantes para montar o seu time dos sonhos! Confira:

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Selecione as informações importantes relacionadas a vagas

Primeiramente, faça uma relação com todos os profissionais que deverão ser contratados e defina quais são os perfis de cada candidato. Assim, destaque as informações como a qualificação profissional deles, a experiência e características comportamentais.

A saber, tudo que ocorrer nesta etapa deverá ser listado a fim de que as próximas fases da formação de sua equipe sejam eficientes.

Divulgue as vagas com todas informações

Com relação a divulgação das vagas em sites e agências de emprego, busque destacar todas as informações que foram coletadas na seleção de informações da vaga.

Isso é importante para a gestão da clínica a nível gerencial, financeiro, e humano. Conhecer seu time significa ser capaz de prever e planejar os resultados.

Por isso, organize essas informações conforme a ficha cadastral de cada vaga e mencione tudo o que for imprescindível e diferencial para os candidatos.

Exponha a cultura da empresa

De que forma deseja que a sua clínica seja vista? Pois bem! Exponha a cultura dela para os candidatos, conduzindo-os para o comportamento e as qualificações profissionais desejadas e que com certeza irão influenciar na imagem da empresa.

Só para exemplificar, em geral as clínicas dispõem de um atendimento humanizado e assim precisam contar com uma equipe capacitada com intuito de atender os pacientes com mais diálogos e compreensão. E esse é um processo que se adequa para todo tipo de clínica, desde uma clínica de renovação de habilitação, uma clínica de cirurgia vascular ou uma clínica de cirurgia plástica, qualquer cenário é bom utilizar esses modelos.

Mas embora todo o processo seja (e precise) ser muito humanizado em uma clínica, a garantia e a manutenção desse padrão de qualidade só é possível com uma boa gestão de clínicas!

Selecione currículos compatíveis de acordo com a necessidade da clínica

Unicamente depois de colocar todos os pontos cruciais que incidirão sobre o perfil dos profissionais é que tornará possível selecionar os currículos compatíveis. Dado isso, faça uma escolha bem precisa, visto que muitos candidatos enviam currículos incompatíveis por mais específico que você seja.

Diante disso, use as informações listadas no primeiro tópico para fazer o checklist e comparar cada currículo recebido. Isso é primordial na gestão de clínica e na montagem da sua equipe ideal.

Convoque os Candidatos para entrevista

A fase final da formação de uma boa equipe para clínica é a realização da convocação dos candidatos para entrevista. Assim sendo, comece por apresentar os benefícios do trabalho na sua clínica e aproveite para reforçar as necessidades que foram expostas durante a apresentação da vaga.

Além do mais, a entrevista é indispensável para conhecer as pessoas que desejam trabalhar na clínica e identificar se elas estão ou não aptas a ocuparem os cargos disponíveis.

Aculturação e treinamento da Equipe

Após a entrevista e devida escolha do profissional ideal para vaga é necessário agora apresentá-lo para a equipe e introduzi-lo na sua cultura organizacional. É nessa parte que reforçamos os valores da empresa!

É preciso dispensar um tempo para apresentá-lo como as coisas funcionam de forma macro (toda a empresa) e micro (o setor específico e a função que desempenhará). Com isso fica evidente a forma de agir e performar na sua atividade.

Mas tudo isso não exclui o treinamento da equipe! É fundamental retomar de tempos em tempos os valores, a missão e a visão da empresa com foco em manter e aumentar a qualidade do serviço entregue ao seu paciente.

Gestão de Pessoas

Diante disso, na gestão de clínicas para manter a equipe ideal é necessário realizar outra gestão, a de pessoas. E por quê? Assim como ocorre em toda organização para manter colaboradores motivados, torna-se essencial a gestão de pessoas.

Com isso é importante não apenas delegar tarefas aos seus funcionários, mas também acompanhá-los e criar mecanismos de valorização profissional, garantindo o melhor ambiente de trabalho possível.

Numa gestão de clínica jamais deixe de gerir sua equipe e não subestime a importância de cada colaborador. Atente-se aos principais pontos que asseguram um bom atendimento e tenha uma equipe ainda mais eficiente.

Porque é importante o treinamento e desenvolvimento da equipe?

Montar uma equipe ideal para clínica não é uma tarefa simples, entretanto, seguindo todas essas etapas que mencionamos anteriormente o resultado a médio e longo prazo é garantido.

Seja cauteloso e consciente na hora de montar sua equipe com a finalidade de manter a qualidade da clínica.

Dessa maneira, o treinamento e desenvolvimento da equipe são importantes porque, além de certificar o bom desempenho de cada um deles, irá motivá-los e fazer você ter a certeza que possui uma equipe ideal de excelência.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

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