Como funciona a ferramenta VRIO e como aplicá-la na prática?

Como funciona a ferramenta VRIO e como aplicá-la na prática?

Sobretudo, em uma empresa, são diversos os fatores que favorecem para o sucesso do negócio, por isso, é necessário utilizar diversas ferramentas que permitam alcançar esse ponto e mantê-las em desenvolvimento.

Atualmente, a metodologia, chamada de VRIO, pode auxiliar os gestores no processo de avaliação dos recursos da organização e se eles realmente estão sendo bem aplicados. Além disso, esse modelo também permite perceber se as vantagens competitivas realmente serão de longo prazo ou se precisam de melhorias.

Mas, para aplicá-la é necessário compreender melhor sobre o seu funcionamento, então, acompanhe o nosso post para saber mais sobre o assunto.

Afinal, o que é a ferramenta VRIO?

De forma simplificada, o termo VRIO é o conjunto das iniciais: Value, Rareness, Imitability e Organization. Que traduzida para o português, significa: valor, raridade, imitabilidade e por fim, organização.

Assim, muitos gestores utilizam o VRIO para avaliar os seus recursos, sejam humanos, físicos, financeiros ou organizacionais. Desta forma, para conseguirem se tornar mais competitivos, é fundamental que cada recursos possua essas características citadas.

Para isso, é necessário ser realizada uma análise interna, reconhecendo cada um desses pontos, assim, facilita a compressão do que torna a empresa competitiva em relação às outras.

Ou seja, é o que a ferramenta VRIO faz! Com a análise, é possível estabelecer seus pontos fracos e também as suas vantagens competitivas. Desse modo, esse ponto pode ser usado até mesmo no planejamento estratégico, além de ajudar na tomada de decisão.

O VRIO também pode ser separado em algumas partes, as quais são:

Valor

Para estabelecer o valor de um determinado recurso, é necessário realizar as seguintes perguntas:

1. Esses recursos auxiliam a empresa a aproveitar oportunidades?
2. Ajuda a proteger de ameaças do mercado?
3. Ele nos torna mais atrativos para os clientes? Se a resposta for sim, o recurso tem valor!

Raridade

Esse ponto é bastante simples, nesse caso, o recurso é considerado raro quando poucas empresas possuem acesso a ele.

Imitabilidade

Um recurso é considerado raro, enquanto outros não copiam. E se fosse difícil de copiar? As vantagens que esse recurso oferece a sua empresa seriam prolongadas. Por isso, é preciso considerar os fatores como custo, marca registrada e patentes.

Organização

Mesmo com um recursos raro e difícil de imitar, a empresa só alcança o sucesso se tiver organização.

Agora que você já sabe o que é o VRIO, confira abaixo como aplicá-lo.

Como aplicar essa ferramenta

De início, para aplicar essa ferramenta, é necessário estabelecer quais recursos são valiosos, raros e não imitáveis. Após isso, algumas perguntas básicas vão guiar.

– Tem valor? Caso a resposta for sim, é possível fazer a próxima pergunta, senão trata-se de uma desvantagem competitiva.

– É raro? Esse ponto é fundamental, pois, se a empresa não tiver, ela acaba se igualando a todas as outras.

– Difícil de imitar? Se for fácil de imitar, a sua empresa terá uma vantagem a curto prazo, pois, será questão de tempo para que outras empresas a copiem.

– Há organização para explorar? Com uma organização, a empresa consegue aproveitar essa oportunidade e alcançar uma vantagem competitiva.

Gostou do nosso post? Então confira o nosso site e saiba como podemos ajudar!

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.