10 dicas para atrair e reter profissionais mais talentosos.

cara_artigojaneiroUm dos maiores desafios do empreendedor no seu dia a dia é manter a sua equipe por muito tempo na empresa. O Departamento de Pessoal e profissional da área tem dificuldade cada vez maior de cumprir essa missão. Se nas grandes empresas com uma estrutura organizada, este desafio é enorme, por outro lado, nas pequenas empresas, onde existe “EUQUIPE”, o dono faz tudo, é um pouco mais complicado.

 

 

Por isso, siga as nossas dicas:

 

 

1.   Organização seja extremamente organizado em todos os processos da sua empresa e tenha um padrão de comportamento coerente com os seus discursos do dia a dia. Deixe bem claro quais são os seus valores pessoais, propósito empresarial e contrate as pessoas comos mesmos propósitos da sua empresa.

 

2.   Delegação delegue tarefas de forma escrita e dê exemplos de como fazer na prática; explique o propósito da tarefa e faça o colaborador sentir-se dono da atividade; delimiteo campo de atuação e a sua autonomia.

 

3.   Cultive sonhos uma pessoa que sonha é mais motivada para trabalhar. Por isso, é importante proporcionar aos colaboradores a oportunidade de conseguirem realizar o sonho deles, e assim estes irão contribuir mais para a realização do sonho empresarial.

 

4.   Estímulo à inovação e criatividade – valorize a inovação e criatividade do colaborador. A existência de um ambiente em que os colaboradores possam ser escutados e fazer sugestões é importante para desenvolvimento da empresa.

 

5.   Condições adequadas de trabalho – forneça ferramenta adequada; mantenha atualizadas as ferramentas de trabalho de forma a proporcionar segurança, qualidade de vida e satisfação na execução da sua atividade.

 

6.   Políticas de incentivo adequadasas pessoas se submetem ao trabalho se receberem os estímulos e incentivos que elas esperam e de acordo com o esforço realizado.

 

7.   Estímulo ao aprendizado – o aprendizado é um dos mais importantes estímulos e fatores motivadores para uma pessoa, pois este reflete não apenas o reconhecimento, mas também o a possibilidade de se desenvolver.

 

8.   Respeito e cordialidade – o ambiente de trabalho é um local sério, e as relações entre as pessoas, independentemente da sua posição hierárquica, deve primar pelo respeito e cordialidade entre as pessoas.

 

9.   Transparência – o proprietário da empresa deve mostrar seriedade e transparência de seus atos, de maneira que os colaboradores se sintam respeitados, valorizados e possam, assim, transmitir esta postura ao público externo.

 

10.               Elogio – é sempre importante reconhecer e fazer com que as pessoas se sintam reconhecidas e elogiadas. Reprima o colaborador em privado e elogie em público, essa é uma das melhores maneiras de estimular e valorizar as pessoas.

 

Não existe uma fórmula mágica ou segredo que consiga reter totalmente as pessoas, haja vista que cada pessoa tem um perfil e interesse particular. Contudo, seguindo essas simples dicas, as pessoas se sentirão motivadas e trabalhar com mais vontade na empresa.

 

 

OBS: Nós da Daexe Assessoria Executiva acreditamos que tudo pode ser melhorado e pode ser mais simples, então continue pesquisando e aprimorando o seu conhecimento partindo do que foi escrito aqui.

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.