Tudo o que os gestores precisam saber sobre a inovação

Powered by Rock Convert

Todas as empresas devem ser mais inovadoras para se destacarem das concorrentes no mercado a que pertencem. Inovar é a regra para sair na frente e conseguir mais e mais clientes. Muitas destas empresas têm gestores de inovação que, muitas vezes, não sabem por onde começar. E para que nada fique perdido ou sem um foco a seguir, listamos aqui algumas dicas que cada gestor de inovação deve saber sobre sua empresa.

A inovação é um processo contínuo

Não pense que a inovação é um evento anual que se realiza ou se resolve com alguns workshops. Para uma empresa ser realmente inovadora, ela deve encarar isso como um processo contínuo. Os processos aos quais a inovação será integrada deverão ser, paulatinamente, incorporados à rotina da empresa, para que dessa forma, as mudanças passem a fazer parte do cotidiano daquele colaborador e ele se adeque melhor a elas.

Atribuir um orçamento para a inovação

Para inovar verdadeiramente, é necessário investir muito tempo e algum capital. Porém, é preciso definir com antecedência qual parte da empresa mais necessita de inovação, quantos projetos de melhoria serão implantados, e como projetos de inovação poderão ser financiados pela organização.

Envolva toda a empresa no processo

Powered by Rock Convert

Toda a empresa — especialmente aqueles colaboradores que estão mais próximos do cliente — precisam ajudar e estar prontos para participar do processo de inovação.Você precisa definir desafios apropriados para a inovação da estratégia da empresa que sejam compreensíveis e escaláveis para todos. Se você não alinhar os desafios da inovação com os objetivos estratégicos, a gestão vai ser a primeira a barrar as ideias que você captura. Participar de inovação não pode ser uma atividade de rotina. A inovação deve ser uma experiência agradável para a pessoa que participa dela, motivando todos a aderirem ao processo também.

Inovação é pensar sobre o cliente

Interno ou externo, há sempre um cliente que gostará ou não de nossas ideias, e ele vai decidir se as nossas inovações são válidas ou não. Gestores devem integrar os clientes no processo de inovação. Não vá à procura de ideias, procure soluções para os desafios específicos que você já vivencia dentro da empresa. Busque soluções para adversidades enfrentadas em sua própria rotina de trabalho.

A comunicação é fundamental

Você precisa de motivação, atitude e participação. Mas sem comunicação isso não virá. Formação, apresentações de desafios da inovação, oficinas de criatividade, de discussão, comunidades de inovações internas, grupos de trabalho: essas são algumas das ferramentas básicas para comunicar os objetivos da inovação para todos os envolvidos. Além disso, é preciso receber feedbacks. Essa comunicação é uma das mais importantes de todo o processo, pois pessoas diferentes vivenciam os fatos de forma singular, e dessa forma são capazes de reportarem opiniões e conceitos diferentes que implementarão ainda mais os processos de inovação.

E então? Ficou com alguma dúvida sobre inovação? Então deixe seu comentário e participe de nossa conversa. E se você quiser continuar lendo sobre tudo o que você precisa saber como responsável pela inovação, não se esqueça de dar uma olhada no nosso blog!

Autor

Fundador e CEO da Daexe Assessoria Executiva. Administrador e Especialista em BSC.

Deixe seu comentário: