Como estruturar o RH da minha empresa?

Nenhuma empresa funciona sem o departamento de recursos humanos. Os trabalhadores são o elemento comum de qualquer empresa, além de serem essenciais para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Há muitos aspectos que nós devemos levar em consideração quando pensamos nesse importante departamento da empresa. Por isso, é conveniente — e altamente recomendado — conhecer as principais funções e atividades. Que nos permitirão orientar e dirigir os nossos funcionários, sem se envolver em uma gestão de RH complicada. Veja como estruturar o RH da sua empresa no nosso post de hoje!

Quais os objetivos do departamento de RH?

O objetivo de organização do RH é analisar, selecionar, avaliar e monitorar os recursos humanos da empresa. Para fazer isso, você deve elaborar e definir as funções, tarefas, responsabilidades e perfil de cada trabalho a ser executado. Bem como política de recrutamento, seleção, formação e motivação. Além disso, os canais de comunicação com os trabalhadores e as políticas de detecção e de resolução de conflitos devem ser estabelecidos.

Leia Também: 4 Coisas que todo RECRUTADOR deve saber para atrair os profissionais mais talentoso

Planejamento, recrutamento e seleção

Ao estruturar o RH da empresa, deve-se definir qual é a necessidade de pessoal, o tipo de perfil a ser contratado. os tipos de contratos que serão feitos e, em última análise, o custo de contratar o candidato mais adequado para o trabalho e para a empresa.

Você sabia que o custo de uma demissão chega a mais de 8 vezes o salário do funcionário demitido? Incluindo custos de desperdiçados em treinamentos, queda da produtividade do setor, desperdício do tempo no processo seletivo e custos de rescisão. A contratação errada é um grande vilão do desempenho da sua empresa. Mas agora você tem o apoio do AVALIAR PERFIL. Conheça o AVALIARPERFIL, uma ferramenta DISC de perfil comportamental que vai resolver o quebra-cabeça. E colocar a pessoa certa no lugar certo na sua empresa.

Treinamento de pessoal

Esse departamento é o responsável pela formação relacionada ao trabalho de todos os funcionários. Além de gerenciar tudo o que diz respeito à segurança dos trabalhadores. A necessidade de estabelecer uma política de formação e programas que ajudem tanto a manter e aumentar o conhecimento. Assim como desenvolver a motivação, fará a empresa sobreviver nesses tempos de crise.

Remuneração

Ao estruturar o RH da empresa, devemos prever que o sistema de recompensa tem um grande impacto. Tanto para atrair como para reter o pessoal. A política de remuneração define uma base caso a caso, considerando-se o talento, empenho e níveis de qualificações de cada pessoa.

Leia Também: 4 passos para montar um time ideal de colaboradores

Organograma

O objetivo desta seção é organizar o pessoal da empresa, independentemente do tamanho da mesma. Se a sua empresa começar com 3 funcionários, por exemplo, deve-se criar um quadro organizacional a fim de estruturar as áreas de pessoal da empresa. Atribuindo a cada posição, funções, tarefas e responsabilidades individuais.

Tal organização deverá ser estruturada por funções, áreas ou departamentos (administração, vendas, técnica, produção, etc.), a fim de especificar cada trabalho. Além disso, se necessário, cada função pode ser dividida em subáreas. Essa organização determina, portanto, a delimitação funcional da empresa: suas áreas, relações, hierarquia e dependência com relação a outros setores da empresa.

Embora existam muitas outras funções num departamento de RH, por agora, você já está mais atento ao que é necessário para começar a estruturar o RH da sua empresa. Não importa o tamanho que ela tenha. Deve-se prestar atenção que não é uma questão de grandes investimentos e sim de compreender a importância do fator humano em qualquer organização.

E você? Ainda tem alguma dúvida de como estruturar o RH da sua empresa? Comente com a gente!

Dekker Baptista

Dekker Baptista, CEO da Daexe, é um empreendedor são-tomense apaixonado por ajudar empresas a se reorganizarem e a materializarem seus sonhos. A Daexe é uma empresa nacional que atua nos ramos de Consultoria, Assessoria Executiva e Treinamento Gerencial. A empresa oferece uma variedade de serviços para ajudar empreendedores e empresários a melhorar o desempenho de seus negócios, otimizar recursos financeiros, aumentar e fidelizar clientes e tornar seus funcionários mais felizes.

Elevando Sua Empresa a Novas Alturas

Dê vida nova à sua empresa: otimize, fidelize e revitalize com nosso DIAGNÓSTICO GRATUITO.
ReOrganize

Artigos para você organizar, crescer e lucrar.